sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Painéis Decorativos em Madeira.

O que usar?

No faça você mesmo, dá para adquirir um desses painéis e fazer uma parede revestida para a TV de LCD, cabeceiras de camas, e muito mais! Elas já vêm praticamente acabadas, em alguns casos uma lixadinha e um veniz e tá pronto.

Abaixo conheça algumas das opções e suas indicações que achei na Net e mãos a obra!

Beijos

A Teca ou Teka (Tectona grandis) é nativa das florestas tropicais do sudeste asiático. No Brasil, diversas empresas criaram reflorestamentos no estado do Mato Grosso. A Teca tornou-se bastante procurada devido à característica de não apodrecer em contato com a água. Apesar de ser uma madeira bastante resistente, recomenda-se sua proteção com seladora ou verniz conforme o uso, especialmente quando o painel de Teka é exposto direta e continuamente ao sol. A Teca possui veios paralelos amarelos e marrons que, especialmente no painel de ripa prensada, confere-lhe a aparência típica denominada butcherwood ("tábua de corte"). O painel mosaico prensado no processo fingerjoint é produzido a partir do desbaste (poda) dos ramos novos de Teka, é seco em estufa para evitar empenamento e utilizam cola PVA de alta performance que dispensa solvente e resiste à umidade. Opcionalmente, oferecemos também painéis de teka com sarrafos continuos sem emendas (até o comprimento de 2,20m). O painel de Teca podem ser usados para portas de passagem, pivotantes, tampos de mesa ou balcão, etc. Apresentação, painel prensado nas seguintes dimensões:

Espessura (mm) 20, 25, 35, 45 e 50 e 70
Largura (M) 0,88; 1,10 ou 1,25
Comprimento padrão (M) 2,20 (continuo); 2,25 (mosaico-fingerjoint)
Comprimento (M) sob consulta 2,75 e 3,00 (somente na espessura 70mm)
Novidade: painéis em ThermoTeak

ThermoTeak é um tratamento especial desenvolvido onde a madeira teca jovem é submetida a altas temperaturas e em condições controladas de umidade.

Após o processo de tratamento que não envolve a utilização de qualquer substância química, a madeira passa por uma mudança permanente de características físicas e químicas, aumentando sua estabilidade dimensional, isolamento térmico e resistência a ataques de fungos apodrecedores. Sua coloração passa a ser um marrom médio – bronze , mais homogeneo. O thermoteak também é mais fácil de usinar para a confecção de peças e desenhos especiais.

Painel Thermoteak Painel Teka Painel Eucalipto Painel Pinus

Conheça também os painel emendado (fingerjoint) de madeira reflorestada de Pinus Clear (sem nós) e Eucalipto.

Além de Teka, a Única Laminados oferece também painéis emendados (fingerjoint ) das seguintes madeiras de reflorestamento: Pinus Clear (sem nós) e Eucalipto. Estão disponíveis na dimensão 2,50m X 1,00m e espessura variando de 25 a 70 mm. O Pinus Clear é uma madeira mais macia e com desenho mais suave que a Teca. Plantado no Paraná, é a madeira mais utilizada na indústria moveleira. Mas poucos conhecem o painel emendado. Por crescer mais rápido, seu custo também é menor que o da Teca. Já o painel de Eucalipto apresenta um tom rosado que se assemelha a algumas madeiras nobres como o Jequitibá e o Cedro. Apresenta dureza e preço intermediário entre o Pinus e a Teka. Porém, tem acabamento mais áspero e precisa receber acabamento logo após ser lixado ou forma uma espécie de penugem na superfície. No Brasil, é plantado desde o rio Grande do Sul até a Bahia.

Texto original: Aqui

Um comentário:

Unknown disse...

Blz, por falar em Teak (Teca) veja www.teakdesign.com.br
vai gostar muito.