quinta-feira, 12 de março de 2009

Feriados 2009.

Tá bom eu sei o ano mal começou, mas que um feriado é tudo de bom é, né não? Então vá se programando, afinal não somos de ferro!

Tabela de Feriados em 2009

Data Dia da semana Comemoração
jan quinta feira Confraternização universal
23 fev segunda feira Carnaval
24 fev terça feira Carnaval
10 abril sexta feira Sexta-feira Santa
21 abril terça feira Tiradentes
mai sexta feira Trabalho
11 jun quinta feira Corpus Christi
7 set segunda feira Independência do Brasil
12 out segundafeira Nossa Senhora Aparecida
2 nov segundafeira Finados
15 nov domingo Proclamação da República
25 dez sextafeira Natal

Próximo feriado:

Semana Santa Beijos

Tensão Pré-Menstrual, o fantasma das mulheres.

Pois é nesses dias que nos acompanham todos os meses do ano, ajo meio que na base do grito, do choro, e aí vai... então o melhor a fazer para o bem da nação, diga-se de passagem marido e filhos, coitadinhos... é esperar a dita cuja passar e pedir muita paciência a Deus... dias complicados, viu? Seus nervos estão à flor da pele. Você está mais ansiosa do que o normal, além de chorar por qualquer coisa. Aposto que já sabe o que está acontecendo? É isso mesmo, provavelmente você está no seu período pré-menstrual e os primeiros sintomas da famosa Tensão Pré-Menstrual (TPM), começam a aparecer.

Mas afinal de contas o que é a tensão pré-menstrual? É uma disfunção hormonal que antecede a menstruação e, por causa desse desarranjo, há um desequilíbrio no comportamento da mulher. “Os sintomas como irritabilidade, ansiedade, entre outros, podem variar de intensidade de um mês para o outro, de acordo com o estado emocional de cada mulher”, explica Ângela Alcântara Benini, psicóloga clínica, psicoterapeuta e psico-oncóloga.

Com o passar dos anos os sintomas da TPM ficam mais intensos, principalmente entre os 45 e 50 anos, quando as mulheres estão próximas da menopausa, período em que o organismo encerra a menstruação, pois os ovários param de funcionar. Mas existem diversas teorias que tentam explicar as várias causas da TPM. Uma delas revela que é por causa das alterações nos níveis de serotonina, substância responsável por nosso humor e apetite.

Sérgio dos Passos Ramos, médico especialista em Ginecologia e Obstetrícia, comenta que a TPM também é chamada pelos profissionais de medicina de Síndrome Disfórica Pré-menstrual, e atinge aproximadamente 35% das mulheres. “Esse período pode começar de 10 a 15 dias antes da menstruação.”

Saiba se você tem TPM

Mara Solange Carvalho Diegoli, coordenadora do Centro de Apoio à Mulher com Tensão Pré-Menstrual do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, explica que é muito simples descobrir se você sofre de tensão pré-menstrual. Basta anotar, todos os dias em um calendário, tudo o que você está sentindo durante o dia. É importante que isso seja feito por dois meses seguidos, anotando inclusive os dias de menstruação. Não esqueça de ressaltar os sintomas que mais incomodam como irritabilidade, depressão, ansiedade etc

Em seguida basta analisar as informações e verificar se os sintomas que apareceram antes da menstruação desapareceram quando ela chegou. Se a constatação for esta, você sofre mesmo de TPM. Fique atenta e não deixe que essa tensão interfira no seu desempenho profissional, familiar e social. Se isso acontecer é sinal de que você precisa de cuidados, nesses casos só um especialista poderá ajudar.

Características e sintomas da TPM

  • Depressão;
  • Vontade de chorar;
  • Fome em excesso ou falta de apetite;
  • Falta de sono;
  • Inchaço;
  • Agressividade;
  • Ansiedade;
  • Dor de cabeça;
  • Acne.

Como aliviar a TPM

  • Realize atividades que proporcionem bem-estar como passear no parque;
  • Faça uma atividade física. Pode ser uma caminhada ao ar livre, andar de bicicleta, nadar, ou jogar tênis. Isso ajuda a reduzir a tensão e melhorar a auto-estima;
  • Evite agendar compromissos importantes para os dias que antecedem a sua menstruação;
  • Procure se arrumar, mesmo que você não vá sair de casa, isso também ajuda a elevar a sua auto-estima;
  • Afaste os pensamentos negativos, seja otimista e mentalize coisas boas.
  • Procure fazer uma alimentação balanceada com verduras, frutas e legumes;
  • Prefira alimentos diuréticos que ajudam na eliminação de água, como: agrião, morangos, melancia etc.
  • Diminua o sal, ele ajuda a desencadear os inchaços, pois contribui na retenção de líquidos.

Especialistas consultados:

  • Sérgio dos Passos Ramos – www.gineco.com.br - (12) 3921-0404
  • Angela Alcântara Benini – (11) 3666-3626
  • Mara Solange Carvalho Diegoli – (11) 3083-3343
Leia mais em: www.gineco.com.br Beijos

Ainda Falando de Quartos para os Pequenos!!!!

Solte sua imaginação e crie algo lindo para os seus pequemos.
Viva Baby também tem uma impressionante coleção de móveis para crianças e adolescentes. Quer mais inspiração entre e confira: http://www.vivababy.com/ Beijos

Quartos Infantis!!!

Ao entrarmos por uma porta assim, podemos imaginar o que iremos encontrar por de tráz... Que sonho!
Detalhes:
Quadro para recados:
Lindo demais.
Por fim uma linda casa na árvore, quem nunca sonhou com uma? Eu ainda sonho.

Então a Kidtropolis é uma empresa americana especializada em design de interiores e móveis sob encomenda para crianças com projetos criativos construídos com material seguro e de qualidade.

São vários projetos interessantes mas este quarto infantil Magic Tree House é incrível. Maravilhosamente projetado.

O tema do quarto foi inspirado na série de livros infanto-juvenil The Magic Tree House escritos por Mary Pope Osborne.

Espero que tenham gostado da dica do site.

Beijos

Começando Nossa Prosa!!!

Poderia começar por tantos assuntos, mas como ontem estive na 1ª reunião de pais do meu filho mais velho... vou então falar de Filhos Adolescentes, hum falar? Pois é as situações no dia a dia falam por si, as vezes da vontade de sair correndo, hoje então quando estou na TPM, nem me fale!Mas entendo que fomos chamados para tal e a educação depende de nós, temos a escola, no meu caso a igreja, os familiares, profissionais da saúde e afins como parceiros, e como não poderia deixar de dizer no comando: Deus, mas nossa parte fazemos nós ou parte de nós (os filhos) vão se perder. Que nós como educadores que somos não nos esqueçamos jamais da responsabilidade que nos foi outorgada por Deus. "Filhos herança do Senhor!

Beijos

Por hora deixo um texto para nossa reflexão:

Disciplina e Educação

De repente, no melhor sono, toca o despertador. É hora de levantar para ir à escola ou ao trabalho. Não é raro que, exatamente neste instante, se trave uma importante batalha. Por um lado, o sono, a preguiça, o desejo de continuar deitado devaneando e imaginando todo tipo de situação gostosa. Por outro, dever, obrigação, compromisso assumido.A vontade mostra uma direção; a razão, a direção oposta.
Não resta a menor dúvida: pessoas disciplinadas terão maiores chances de sucesso nas atividades às quais se dedicarem. Tenderão a ser criaturas aplicadas e determinadas, buscando com afinco alcançar seus objetivos. Se tiverem razóavel talento, vencerão no jogo competitivo da vida. Entre talento e disciplina é melhor ter os dois. Porem, a longo prazo, acho que a disciplina é mais importante.
Acredito que a principal tarefa da educação, especialmente durante os primeiros anos de vida, consista em desenvolver a razão e suas forças com intuito de sermos capazes de "domesticar" nossas vontades. Uma visão equivocada nos conduziu, nas ultimas décadas, a dar muita ênfase e privilegiar o livre exercício do desejo. O papel da razão freio limitador dos impulsos - foi encarado como algo representativo e negativo. Além disso, os pais, com medo de traumatizar os filhos e de perder o amor deles, têm furtado à tarefa, às vezes desagradável, de estabelecer limites e estimular crianças e adolescentes a usar com eficiência a razão para dirigir suas vidas.
Essa é a tarefa número um dos pais. Ao aprender a utilizar a razão em beneficio próprio, a criança, o adolescente e depois o adulto, experimentam enorme satisfação quando se sentem disciplinados. Sim, porque é neste momento que nos consideramos animais mais sofisticados, chamados como propriedade de racionais. A alegria íntima de quem se levanta cedo, faz exercícios e chega na hora certa aos compromissos assumidos é algo que não pode ser subestimado. A gente se sente forte quando consegue se controlar(coisa muito difícil). Sente que venceu a batalha árdua, que é a batalha interior. A auto-estima logicamente aumenta.
Para que nossos filhos e alunos venham experimentar essas sensações do contentamento e força, devemos lhes ensinar, desde cedo, a abrir mão de vontades, sempre que a razão achar conveniente e útil.

Flávio Gikovate - Médico Psiquiatra
Diretor do Instituto de Psiquiatria de São Paulo