domingo, 5 de abril de 2009
Sucos para desintoxicar o organismo
A vida no limite
Ambiente de leitura
Ler é uma atividade que deve ser feita com prazer. Por isso, o cantinho para leitura deve ser aconchegante, agradável e com boa iluminação. A sala de leitura pode ser um espaço pequeno, utilizando pouca mobília, apenas o essencial para se ter uma leitura tranqüila. Lá deve estar disposto uma poltrona, uma estante que abriga os livros, mesa de canto e iluminação. Detalhes demais podem criar desconforto visual para o leitor.
Cuide da qualidade da água
A água que chega às nossas casas tem garantia das empresas de tratamento e saneamento. Mas e a qualidade do produto que está na caixa d''água das residências, condomínios e empresas? A responsabilidade pela potabilidade é do proprietário do imóvel, e, por isso mesmo, a vigilância sanitária recomenda que a cada seis meses seja feita a limpeza dos reservatórios de água.
Segundo Edivaldo Ferreira da Silva, professor de Hidráulica do Senai Orlando Laviero Ferraiuol, cerca de 90% da população não fazem a higienização da caixa d''água no prazo recomendado. "Da entrada de água para dentro, a responsabilidade é do morador. Caso essa limpeza não seja feita regularmente, o consumidor fica suscetível a doenças como cólera, diarréia e até leptospirose", comenta.
A bióloga da empresa especializada em dedetização e limpeza D.D.Drin, Priscila Damiani, explica que, por mais que a caixa seja bem fechada, a poeira passa pelos menores espaços e se acumula no local. "Há resíduos que vêm do próprio sistema de água, e outros que podem entrar sem que o morador perceba, como insetos", conta.
Enquanto nos condomínios e estabelecimentos comerciais essa limpeza é feita de seis em seis meses por exigências fiscais de certificação - o que pede que o serviço seja feito por uma empresa especializada -, nas residências, os reservatórios de água ganham pouca atenção dos moradores. "Quase ninguém dá importância para isso. As pessoas geralmente esquecem ou têm preguiça de subir na laje para limpar", comenta Priscila.
Segundo o professor do Senai,as caixas com até mil litros podem ser higienizadas pelo próprio morador. Acima disso, a recomendação é procurar um especialista. Mas, para quem não quer fazer o serviço por conta própria, há empresas especializadas que atendem de residências a grandes indústrias. Na D.D.Drin, para equipamentos que armazenam até dez mil litros, o preço do serviço é R$ 150.
Os cuidados para quem vai fazer a higienização são usar equipamento de segurança, como óculos, luvas de látex e máscara - pode ser a descartável (e a mais recomendada é a de carvão ativado), e cuidados no manuseio para não danificar a caixa.
O único produto recomendável para a limpeza é água potável e uma aplicação de hipoclorito de sódio (com 10% de concentração de cloro ativo), que será aplicado no reservatório. "Não adianta colocar o alvejante comum que se usa para limpeza em casa. A pessoa vai tornar a água impotável por pelo menos duas semanas", explica Silva.
Fora isso, os outros utensílios necessários são uma escova de cerdas de nailon, um esponja de louça ou vaporizador, um pano e balde. "Não use nada de vidro, pois há o risco de quebrar", recomenda Silva.
1º - Feche o registro e consuma a água do reservatório até sobrar um palmo. Com essa quantidade, use uma escova para esfregar as paredes, começando pela parte mais limpa da caixa
2º - Após a limpeza, coloque 100 litros de água no reservatório (dez baldes), acrescente 200 ml (um copo americano) de hipoclorito de sódio e misture. Respeite a proporção para não haver contaminação da caixa. Não se esqueça de usar uma máscara nessa etapa
3º - Bóia, flanges e conexões também devem receber a mesma atenção para a higienização. Amarre a bóia para o alto, o que permite que o registro fique aberto para abastecer o restante da casa
4º - Após esfregar as paredes e fundo da caixa, a água deve ser retirada com ajuda de um balde ou copo de plásticos. Não use itens de vidro para evitar contaminação se houver quebra do mesmo
5º - Com um vaporizador ou a parte amarela de uma esponja para louça, espalhe pelas laterais a mistura por duas horas seguidas. Tanto as peças de fibro-cimento como as de fibra de vidro e polietileno podem receber o produto que eliminará bactérias e microorganismos
6º - É preciso que o reservatório fique totalmente seco e que todos os resíduos do fundo da caixa sejam retirados. Um pano pode ser usado para auxiliar a retirar totalmente a água do local
7º - O líquido com o produto químico poderá ser liberado pelos canos para a higienização dos mesmos. Em seguida, a caixa poderá receber nova remessa de água. Não se esqueça de repetir todo o processo na tampa e se certificar do fechamento correto do reservatório.
--------------------------------------- fonte: Zap Imóveis