João
1:1-14
A verdade deve transmitir graça e a graça deve ser verdadeira! Mas só em Jesus isso é de fato possível.
Infelizmente, costumamos agredir os outros com cobranças sobre graça e verdade. Há momentos que somos “terrivelmente verdadeiros”. Apontamos os erros de outra pessoa com a força da lâmina de um machado. A mãe de um aluno passou uma descompostura na professora e, enquanto ela se afastava, disse: — “Agora me sinto melhor!” Talvez, mas a professora estava em lágrimas.
Há outros momentos em que manifestamos uma “graça” leviana; manifestamos falsa bondade e graça, quando na verdade nossa vontade seria fazer picadinho da outra pessoa. Ou então lançamos mão de um conceito medíocre de “graça”, indo contra nós mesmos, ao ignorarmos nossos próprios erros. Recusamo-nos a compreender que a graça não apenas perdoa, mas também transforma. A sabedoria que mantém graça e verdade em equilíbrio, muitas vezes nos escapa.
Quando Pedro foi confrontado com a verdade por Jesus, também lhe foi lembrado que ele nada merecia e de que precisava da Graça. E quando Jesus confrontou Pedro com Sua graça, ele reconheceu a divindade de Cristo.
Ore
Senhor, ajuda-me a lembrar que verdade e graça são virtudes gêmeas, e torna minha vida plena de ambas. Que eu possa transmitir a tua graça ao ser verdadeiro e comunicar a verdade sob o condão da tua graça. Em nome de Jesus. Amém.
Pense
A verdade sem a graça, fere; graça humana, sem a verdade, engana.
cadadia.com