domingo, 23 de agosto de 2009

Estar no lugar certo

“Se aquele cego tivesse ficado em casa, desanimado da vida, lamentando a sua situação, ou estivesse em qualquer outro lugar esmolando, certamente, jamais teria se encontrado com Jesus” Texto base: Marcos 10.46-52. [...] Mesmo ciente de que, por conta própria, ele jamais poderia tornar a enxergar e ser restaurado à sociedade e à dignidade, o cego mendigo de Jericó entendeu que havia algo a ser feito para alcançar o milagre almejado.

E ele o fez, colocou-se no lugar certo, o lugar em que iria se encontrar com Jesus. É provável que ele não soubesse quando Jesus iria sair da cidade de Jericó. Mas uma coisa tinha certeza, precisava estar a postos no lugar certo quando ele saísse. Mais dia, menos dia, Jesus haveria de sair. Como a cidade só tinha um portão principal, um único caminho por onde Jesus poderia passar, ele tomou as devidas providências para estar neste lugar. Era vital estar no lugar certo! E você, prezado leitor, tem algo em sua vida que precisa mudar? Porém, você olha para os recursos disponíveis, para as circunstâncias, e entende que é impossível? Você crê que Jesus é poderoso o suficiente para realizar este milagre? Caso sua resposta seja afirmativa, você já deu o primeiro passo em direção ao milagre. Mas deve dar um segundo passo, que é: ir para o lugar certo.

O lugar certo é o lugar em que Jesus está. Você precisa estar no lugar onde Jesus está. Mas... onde é que Jesus está? Estará porventura nos lugares que você tem freqüentado? Estará nos lugares que você tem ido?

Ele anda com as pessoas com quem você anda? Ele está em sua vida? Está em sua casa? Mesmo sendo onipresente, isto é, de forma espiritual está em todos os lugares ao mesmo tempo, biblicamente, ele afirmou que haveria um local em que se faria presente de modo direto e pessoal. “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles." (Mateus 18.20).

Jesus está nos encontros da igreja. Eu não disse no templo, eu disse na igreja. A igreja pode estar reunida em um templo, mas pode estar reunida também em uma casa, ou em qualquer outro lugar.

Se este grupo de dois, três ou mais pessoas, estiverem consciente e formalmente reunidos em nome de Jesus e para a glória dele, ali ele se fará presente.

É bom entender que “a Igreja nunca é um lugar, mas sempre um povo; nunca um curral, mas sempre um rebanho; nunca um edifício sagrado, mas sempre uma assembléia dos que crêem. A Igreja é você que ora, não onde você ora. Uma estrutura de tijolo ou mármore não pode ser Igreja mais do que suas roupas de sarja ou cetim podem ser você”.

O que faz de uma igreja, igreja, não é o templo, nem o nome que ela ostenta, nem o ambiente religioso, mas o fato de Jesus Cristo estar presente.

Portanto, não estou falando para você simplesmente ir a um templo, ou a um ambiente religioso. Estou dizendo que você precisa estar no lugar onde Jesus vai estar presente.

O cego da história poderia ter ido ao Templo de Jerusalém, porém Jesus não estava lá. Se o cego fosse, não experimentaria nenhum milagre. Você precisa certificar-se de que no lugar aonde vai, Jesus se fará presente.

Em Apocalipse, Jesus diz a respeito de uma igreja: “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz [...]” (3.20). Ora, se Jesus estava batendo à porta daquela igreja, é porque estava do lado de fora, esperando alguém que ouvisse a sua voz.

Se não estava presente naquela igreja, apesar de ser um templo, apesar de ser um ambiente religioso, apesar de carregar o nome dele em uma placa, não era um lugar onde milagres iriam acontecer. Pois, sem a presença de Jesus, não importa qual seja o lugar, milagres não vão acontecer.

Alguém falou que em uma “igreja” verdadeira se manifesta os três “Ps”. Isto é, a sua Presença viva – onde Cristo realmente está no meio do povo que se encontra reunido em seu nome; seu Poder edificador – que ele vai manifestar a cada um dos presentes; seu Propósito – de usar a nossa vida para tocar outras pessoas que estão perdidas, feridas e doentes.

Você precisa estar neste lugar onde Jesus está! Se aquele cego tivesse ficado em casa desanimado da vida, lamentando a sua situação, ou estivesse em qualquer outro lugar esmolando, certamente, jamais teria se encontrado com Jesus. Jamais teria alcançado o milagre que mudou de vez a sua vida. E morreria em desgraça.

Ir para o lugar onde Jesus vai estar requer atitude e determinação, elementos indispensáveis a quem quer receber um milagre. Como disse anteriormente, o primeiro passo para a derrota é o desânimo e a incredulidade. O segundo passo para a derrota é, freqüentar os lugares errados. Freqüentar os lugares onde Jesus não se faz presente.

Então, corra para o lugar aonde você vai se encontrar com Jesus, e assim estará dando mais um passo em direção à vitória.

Como vimos, estar no lugar certo foi o segundo passo dado pelo cego (e deve ser o nosso também). Com isso, o cego continua se aproximando cada vez mais do milagre.

Trecho extraído do livro “Milagres, como alcançá-los”, de Jair Souza Leal. Auxiliar na Igreja Batista Memorial, bairro Industrial, Contagem (MG). Bacharel em Teologia e estudante de Direito. Colaborador do portal Lagoinha.com. jairsouzaleal@ig.com.br.

Banheiras do tempo da Bísa...

Artful Decor
Wood walls and nautical light fixtures give this room ship-style elegance. Cedar panels in lieu of tile simplify construction.
Alfresco bathroom
Frame the View
Não são um charme?

A IGREJA POR FORA

A mensagem a respeito do Senhor saiu de vocês... as notícias sobre a fé que têm em Deus se espalharam por todos os lugares. 
1 Tessalonicenses 1:8 A igreja em Tessalônica mostrou sua outra face, o reflexo de sua beleza interna, quando os olhos da fé de seus membros se voltaram para o mundo. Ser bela por dentro, entre os membros, não era suficiente para Tessalônica. Faltava acrescentar algo: “A mensagem a respeito do Senhor saiu de vocês.” Isto é admirável. O Espírito Santo operou nos membros da igreja interiormente e, por meio deles, estendeu-se para fora. A graça não tinha sido colocada numa garrafa e tampada a rolha. A igreja tornou-se a sede ressonante das boas novas. Não somente sua cidade, mas as províncias de Macedônia e Acaia também ouviram as boas novas por meio deles. Como? É difícil dizer — exceto se considerarmos a graça que vidas transformadas irradiam. Os cristãos tessalonicenses tornaram-se parte de conversas e notícias, sem dispor dos recursos de comunicação de nossos dias. O importante é que aconteceu: eles atingiram o mundo ao seu redor, e isto é o que importa. Esta é a missão da Igreja. E o que se deu em Tessalônica e arredores foi fruto do curto ministério do apóstolo Paulo na cidade. O livro de Atos nos diz que Paulo esteve com eles ali somente três dias de sábado. Um (aparentemente) pequeno investimento para um grande resultado! Ore Pai de toda graça, livra-nos da energia inerte, da fé sem expressão, do testemunho sem voz e sem ação. Ajuda-nos a ser crentes fiéis, produtivos e arrojados. Por Cristo Jesus oramos. Amém. Pense Beleza por dentro apenas não é o suficiente, 
é preciso refletir a beleza de Cristo no mundo. cadadia.com