terça-feira, 7 de abril de 2009

Abrindo as covas onde caímos

Salmos 7.15

Quando cavamos uma cova teremos de entrar nela para que se torne funda. Se não entrarmos nela, logo deixaremos de alcançar o seu fundo, escavando desde o lado de cima da cova. Mas o homem orgulhoso, quando escava a própria cova, fala e fala, deixando seu próprio pecado escavar cada vez mais fundo, como que recusando-se a entrar nela, pois acha que a cova que sua língua desenfreada escava é para outros caírem nela. O que acontece de seguida é drástico demais para ser visto de perto, pois terá de se inclinar para dentro da cova mais e mais até que cai dentro dela apenas com o peso da gravidade duma mão de terra a ser levada para cima. Por essa razão, nenhum pecador se sustentará eternamente, pois acabará sempre por cair caso aprofunde a cova que faz sem parar em dado momento.

O pecado é sempre assim. Uma cova começa com a primeira mão de terra que causa um pequeno buraco no chão. O sexo desenfreado começa com imaginações e acaba com a vida normal de quem a ele se entrega, atraído pela sua concupiscência e desejos. Depois, em dado momento quando já nem retira prazer dele, mesmo assim mente e afirma que nada de melhor existe sobre a terra para se fazer. O alcoolismo começa sempre com uma gota de vinho e termina na desgraça, pois, pouco a pouco a cova vai ficando mais profunda e quanto mais depressa se bebe, tanto mais rápido se cai para dentro dela. A má-língua é outro mal incontrolável, o qual até exalta outros com o intuito de destruir a imagem de quem é seu motivo de amargura. A droga começa sempre com o primeiro cigarro que se fuma, o cancro do pulmão também e a ira de Deus virá sobre todos os viciados que cavam suas próprias covas dentro de si mesmos, ininterruptamente. Ou o pecador pára de escavar, ou cai eventualmente na cova que faz. É essa a ideia que retiramos deste Salmo, pois dita assim ainda: "Deus é um juiz justo, um Deus que sente indignação todos os dias. (12) Se o homem não se arrepender, Deus afiará a sua espada; armado e teso está o seu arco; (13) já preparou armas mortíferas, fazendo suas setas inflamadas. (14) Eis que o mau está com dores de perversidade; concedeu a malvadez, e dará à luz a falsidade. (15) Abre uma cova, aprofundando-a, e cai na cova que fez. (16) A sua malvadez recairá sobre a sua cabeça, e a sua violência descerá sobre o seu crânio", Sal.7:11-16.

Mas porque acontece isto deste modo então? Ora vejamos.

A ira de Deus deixa o homem escavar sua própria cova, pois lemos que "Deus sente indignação todos os dias". No livro de Romanos lemos ainda assim: "Por isso Deus os entregou, nas concupiscências de seus corações, à imundície, para serem os seus corpos desonrados entre si; (25) pois trocaram a verdade de Deus pela mentira e adoraram e serviram à criatura antes que ao Criador, que é bendito eternamente. Amém. (26) Pelo que Deus os entregou a paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural no que é contrário à natureza; (27) semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para como os outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a devida recompensa do seu erro. (28) E assim como eles rejeitaram o conhecimento de Deus, Deus, por sua vez, os entregou a um sentimento depravado, para fazerem coisas que não convêm; (29) estando cheios de toda a injustiça, malícia, cobiça, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, dolo, malignidade; (30) sendo murmuradores, detractores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais; (31) néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, sem misericórdia; (32) os quais, conhecendo bem o decreto de Deus, que declara dignos de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que as praticam", Rom.1:24-32.

Sabe porque razão os homens falam de mulheres arrogantemente? Não porque fizeram grande coisa alcançando a esposa do vizinho, mas antes porque a própria ira de Deus os entregou a que tal fizessem e "não somente as fazem, mas também aprovam os que as praticam". Sabe porque falam mal uns dos outros e nunca controlam suas linguarudas afirmações contra uns e a favor de outros? Deus, que se ira todos os dias contra quem acha que pecado é bom, entrega tais pessoas à escavação de sua própria cova para que caiam nela eventualmente. Haverá alguém que ache que não tem como e porque parar de pecar, de cobiçar, de falar sem colocar umas rédeas em suas linguarudas suposições? Podemos estar perante um caso de quem está sob o efeito da própria ira de Deus, colhendo os frutos de Sua indignação! Quem nunca pára de pecar, estará entregue à ir de Deus, pois foi Deus quem o entregou ao pecado. Cabe ao pecador entregar-se a Jesus, parando de escavar mais e mais ainda colocando freios em seu pecado que corre com ele desalmadamente. O pecado é como andar de foguetão para o inferno: quem vai dentro dele, está parado lá dentro e acha que não está em alta velocidade em direção à destruição de sua própria alma lamacenta e iníqua. Quando andamos de autocarro, comboio ou avião, estamos sempre parados dentro deles. Do mesmo modo somos entregues ao comboio da morte caso Deus esteja irado um de nós. Mas será por parecer que estamos inertes, mas andando, que achamos que nunca chegaremos ao nosso fim? Toda gente tem noção clara que está sendo levado para a morte e nada fazem para reverter essa situação.

Jesus tem solução para seu problema, mas que o orgulhoso deixe de escavar e coloque toda a terra de novo onde tirou.

Um certo homem teve um sonho: Deus entregou-lhe um saco para que o carregasse até ao topo duma torre. Este homem, feliz por conseguir levar um saco cheio e tão leve até ao topo daquela torre, chegou lá acima quando Deus lhe pediu que abrisse o saco. Logo verificou porque razão o saco era leve - chegou mesmo a pensar que era um certo fardo leve que Jesus pusera sobre ele -viu que carregou muitas penas de aves dentro do saco e por essa razão era seu fardo leve. Logo, antes mesmo de se indignar, Jesus lhe pediu para agarrar em algumas penas e atirar ao vento. Depois de fazer isso uma e outra vez, Jesus pediu então que as recolhesse todas e as colocasse dentro do saco de novo. Ficou estupefacto com tal coisa e disse: "Mas, é impossível! O vento levou tudo para longe e nunca conseguirei recolhê-las de volta! Impossível Senhor!" Então Jesus lhe disse: "é isso que acontece com cada palavra que sai de tua boca contra teus irmãos, amigos ou mesmo inimigos - nunca voltarão atrás". A má-língua é outro dos muitos pecados que as pessoas nunca se cansam de usar em seu favor quando escavam a cova que acham que é para alguém! Quaisquer maldizentes serão sempre vitimas, futuramente, de sua própria língua, "os quais maquinam maldades no coração; estão sempre projectando guerras. (3) Aguçaram as línguas como a serpente; peçonha de áspides está debaixo dos seus lábios. (4) Guarda-me, ó Senhor, das mãos dos ímpios", Sal.140:2-5.

"Os lábios do tolo entram em contendas e a sua boca clama por açoites. (Isto não quer dizer que o tolo entra em contendas, mas antes que quem entra em contendas é tolo). (7) A boca do tolo é a sua própria destruição e os seus lábios um laço para a sua alma. (8) As palavras do difamador são como bocados doces, que penetram até o íntimo das entranhas" Prov.18:6-8.

Vamos deixar de escavar covas onde Deus diz que vamos cair porque a ira assim determinou? "O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia", Prov.28:13. Vem maldizente, coloca freios em tua língua e deixa de falar fácil. É preciso colocar a terra de volta na cova e tapá-la. Quem mais cairá numa cova encerrada? Aquele que roubava que trabalhe para poder dar agora - que aprenda a fazer o oposto. Todo aquele que mentia, que fale a verdade - parar de mentir apenas (o que ainda não será falar a verdade!), não cobrirá sua cova com terra de volta. Vamos, pois lemos nas Escrituras que "virá um Redentor aos que se desviarem da transgressão, diz o Senhor", Is.59:20.

Fonte: Site ejesus www.ejesus.com.br

Briefing facilita a composição do projeto de decoração

A etapa mais aguardada de um projeto é sempre a decoração. É o momento de ver a transformação se completar e a casa começar a tomar ares de lar doce lar. Mas junto com esta empolgação natural costumam surgir muitas dúvidas e incertezas. Para garantir o sucesso nesta fase planejamento é tudo.

Para a concepção de um bom planejamento é preciso ter claro os desejos, as necessidades, gostos, hábitos e perspectivas dos futuros moradores. Definir o perfil dos ocupantes é importante para estabelecer o tipo e a distribuição da mobília, para a criação ou não de novos espaços de convivência e também para se saber o grau de conforto desejado.

Se você pretende tomar para si esta tarefa ou se for contratar um profissional, o importante para estabelecer um caminho é compor um briefing. Ou seja, criar um guia. Para isso é preciso questionar-se. Isso mesmo. Faça perguntas, muitas perguntas. Ao encontrar as respostas você terá as informações essenciais para estabelecer as diretrizes a serem seguidas. Confira algumas sugestões de perguntas que podem ajudar a clarear as ideias na hora de compor seu projeto.

  • - Quem são os moradores? Solteiro ou casal? Filhos?
  • - O imóvel é uma moradia provisóra ou definitiva? Quanto tempo pretende viver nele?
  • - Alergias?
  • - Quais as cores que mais agradam e qual efeito cada tom causa em seu espírito?
  • - Que tipo de clima pretende criar em cada ambiente da casa?
  • - Possui coisas que quer manter ou pretende comprar tudo novo?
  • - Com que estilo se identifica? Do que não gosta? (móveis, adornos. etc.)
  • - Tem animais de estimação ou pretende ter?
  • - Empregada? Costuma comer em casa? Gosta de cozinhar?
  • - Trabalha em casa? Em que horários?
  • - Recebe visitas? Em que lugar gosta de recebê-las? Tem hóspedes eventuais?
  • - Algum hobby? Coleções? Manias, aversões?
  • - Qual a frequência de uso de cada ambiente? Em quais situações? Quem usará?
  • - Prefere ambientes com muitos elementos ou mais clean?
  • - Existe perspectiva de aumento da família? Casamento? Filhos?

Por maior que seja a ansiedade não deixe de investir em muitas conversas, observações e visitas as lojas. Isso ajudará a evitar a falta de coerência entre o que se quer e o que de fato se necessita, a conciliar o espaço com a verba disponível e se estiver contando com ajuda profissional, irá auxiliá-lo na realização de um trabalho bem sucedido.

Bem-estar embrulhado com papel e fita

Símbolo de afeto, o presente ajuda a expressar sentimentos. E dar uma lembrança, está provado, ativa no cérebro as áreas ligadas a mecanismos de recompensa. Por isso, o gesto fala...
Fala direto ao coração e.....traz prazer. Pesquisadores da Universidade do Sul da Dinamarca comprovaram algo que o filósofo Sêneca, contemporâneo de Jesus Cristo, já dizia há mais de 2 mil anos: “Muitas vezes, uma pequena oferta produz grandes efeitos”. Por meio de ressonância magnética, eles descobriram que a mera imagem de um embrulho bonito já desencadeia um turbilhão de reações cerebrais. O estudo, publicado na conceituada revista inglesa New Scientist, revela que a visão do pacote aciona áreas de comunicação verbal, como o giro fusiforme esquerdo, usado na leitura, e o córtex frontal inferior, responsável por dar significado às coisas.
Para psiquiatras e psicólogos, esse é o retrato do afeto na massa cinzenta. “Presentear faz parte da natureza humana e é um gesto que dá tanto sensação de bem-estar a quem dá como a quem recebe”, diz a psicóloga Maria Cristina Dotto, da Universidade de São Paulo. O curioso: as respostas cerebrais são mais intensas quanto maior for a proximidade do objeto ofertado com símbolos de carinho. “Dessa maneira, uma rosa pode fazer muito mais efeito no cérebro do que um carro último tipo”, explica a psicóloga.
Para o neurocientista Jorge Moll, coordenador do Centro de Neurociências da Rede Labs-D’Or, no Rio de Janeiro, os presentes fazem parte da história da evolução humana. “Nós desenvolvemos comportamentos pró-sociais, isto é, que demonstram características de cooperação social e reciprocidade, para aumentar as chances de sobrevivência da espécie.” Para muitos especialistas, isso justificaria as reações de prazer observadas no cérebro. Não é pelo fato de o hábito de presentear estar relacionado a sensações positivas que se deve cair na tentação de banalizá-lo.
O psiquiatra Geraldo Possendoro, professor de medicina comportamental na Universidade Federal de São Paulo, a Unifesp, opina: “A recompensa material permanente, como a daqueles brinquedos mais baratos comprados por qualquer motivo, estimulam o prazer imediato e o materialismo, o que nunca é bom”. Segundo ele, no mundo moderno, o pacote bonito bem que poderia ser substituído por tempo. “É preciso arranjar alguns momentos para estar ao lado de quem a gente ama. Abraçar e beijar os filhos, dizer quanto eles são importantes não deixa de ser uma maneira de presentear e ser presenteado — com pacotes de carinho.”
Fique claro: o que os cientistas dinamarqueses enxergaram como reação a embrulhos coloridos na verdade também aparece em outras manifestações que têm como pano de fundo a generosidade — o saber dar e o saber receber. “Há experiências mostrando respostas cerebrais muito parecidas em quem realiza trabalhos voluntários”, lembra Jorge Moll. “O engajamento em causas sociais, quando o indivíduo consegue doar um pouco de si mesmo, está relacionado não apenas ao bem-estar psicológico como ao próprio aumento da longevidade.”
Em grande parte, isso acontece porque há uma redução do estresse quando o cérebro vivencia essas reações de recompensa. E, afinal, quem vive mais estressado tende a apresentar uma série de problemas de saúde. Jorge Moll está entre os pesquisadores que já mapearam os efeitos da generosidade no cérebro. “Em nosso estudo, trabalhamos apenas com doações anônimas, ou seja, com gente que não pretendia impressionar a pessoa presenteada para ganhar em troca qualquer coisa, como reputação ou prestígio.” Junto com uma equipe de cientistas dos Institutos Nacionais de Saúde, em Bethesda, nos Estados Unidos, ele demonstrou que as doações fizeram o córtex subgenual, muito ligado a sentimentos tão prazerosos quanto o da mãe que olha amorosamente para o seu bebê, funcionar intensamente. Então, ciente disso tudo, aproveite esta época do ano: conecte-se com as sensações de alegria e realização embutidos no presente escolhido com carinho. Ele é a sua forma particular de dizer o que sente pelos outros.
--------------------------------------- fonte: Revista Saúde

Vai se jogar nos ovos? Saiba como equilibrar a dieta na Páscoa

Que somos loucos por chocolate, até a ciência já sabe. Propriedades no alimento ativam a produção de serotonina que é um neurotransmissor do humor. Ou seja, um bom amigo em muitas horas. E com chegada da Páscoa, a oportunidade de consumir a deliciosa guloseima só aumenta. Para quem já se sente culpado antes mesmo de começar a comilança, saiba que especialistas condenam mesmo os excessos. A Organização Mundial de Saúde não recomenda o consumo diário de nenhum tipo de doce. Para quem não resiste, o importante é não ultrapassar o limite diário de até 50 gramas, em função dos altos teores de açúcar e gordura. Montamos uma tabela indicando calorias para você ter um parâmetro e só comer chocolates na medida certa. Com moderação "O segredo é o equilíbrio. Lembre-se de que temos chocolate o ano inteiro disponível e que não precisa exagerar", diz a nutricionista funcional Gabriella Guerrero, da empresa Nutri Essencial, que recomenda comprar ovos pequenos ou caixas de bombons para diminuir a tentação. Se o conselho não for seguido, a dica é equilibrar a dieta consumindo menos ou evitando pães, outros doces ou alimentos calóricos como sanduíches, pizzas e massas. Três bombons = 255 calorias Para quem exagerar, o resultado é um só: quilos a mais. Três bombons consumidos todos os dias, além da dieta convencional, equivalem a mais 255 calorias. No fim de uma semana, isso contabiliza 1.785 calorias, quase um dia a mais de alimentação, considerando a média de consumo de 2 mil calorias diárias por pessoa. Se ainda não ficou convencida de que o excesso não vai cair bem e decidir queimar os quilinhos extras na academia, saiba que para eliminar a energia de 100g de chocolate é necessário correr no mínimo 57 minutos. E não se esqueça: além do elevado teor calórico, o que faz mal ao corpo são as gorduras saturadas do leite e a gordura vegetal hidrogenada, acrescentadas no processo de fabricação do chocolate, prejudiciais ao coração. Um doce para alegrar a vida A profissional de comércio exterior Janaina da Silva Menerare, de 25 anos, costuma comer chocolate todos os dias, principalmente após o almoço. "Se não como, parece que falta algo", brinca ela, que prefere barras a bombons e não consegue controlar a vontade. "São raras as vezes que fico com a consciência pesada, pensando no que pode causar, mas não deixo de comprar, mesmo sabendo que faz mal comer tanto". Para todos os gostos Já que os principais benefícios do chocolate vêm do cacau, opte pelos produtos com maior concentração do ingrediente. O meio amargo, por exemplo, tem cerca de 60%, pouca manteiga de cacau, pouco açúcar e nada de leite. O mesmo vale para os chocolates com altas concentrações de cacau ou de origem. "Esses produtos têm maior concentração de polifenóis que ajudam na eliminação do LDL, o mau colesterol", explica Heloisa Padilha da RG Nutri. Os diferentes tipos de chocolate Chocolate ao leite: Massa de cacau, açúcar, leite e manteiga de cacau Chocolate meio amargo: Possui grande concentração de massa de cacau, além de manteiga de cacau e pouco açúcar Chocolate branco: Manteiga de cacau (ao invés de massa de cacau), açúcar, leite em pó e gorduras do leite. Chocolate em pó: Trata-se de amêndoa de cacau ralada destituída da manteiga de cacau. Pode ser amargo (recebe o nome de cacau em pó), meio amargo e doce. Achocolatado: Composto basicamente por chocolate, leite em pó e açúcar. Chocolate para cobertura: Concentrado em manteiga de cacau, que lhe dá a propriedade de derreter com facilidade e que facilita o acabamento e o brilho. Pode ser amargo, branco e comum (leite). Valores nutricionais em 100g de chocolate Energia(Kcal) Prot(g) CHO(g) Lip(g) Chocolate ao leite 528 7,8 57,36 30 Chocolate meio amargo 467 2,9 52,9 27 Chocolate branco 536 9,42 53,6 31,50 Para queimar 100g de chocolate ao leite, é necessário: Andar: 89 minutos a 5 km/h Correr: 57 minutos a 5 km/h Nadar: 60 minutos de "crawl" em velocidade média Fazer hidroginástica: 48 minutos em intensidade média 100g de chocolate corresponde a: 4 laranjas pêra (uma = 43 Kcal) 2,5 pêras (cada 68,3 Kcal) 6 pêssegos médios (cada um tem 28,8 Kcal) 2 maçãs (uma tem 84,5 Kcal) 1 mamão papaya e ½ (cada metade tem 55,8 Kcal) 7 fatias de melão (cada fatia tem 25,2 Kcal) 35 morangos (cada tem 4,8 Kcal) 4 fatias médias de abacaxi ( cada tem 43,5 Kcal ) 4,5 colheres de sopa de salada de frutas cheia (cada 38 gr = 37,62 Kcal) 3 picolés de limão (cada tem 55,68 Kcal) 1 copo de leite com achocolatado em pó (cada copo contém 165 Kcal) 4 colheres de sopa cheia de arroz cozido (cada contém 41 Kcal) 2 pães de queijo médios (86,8 Kcal cada) 1 peito de frango pequeno = 169,40 Kcal 3 colheres de sopa cheia de purê de batata ( cada 45g = 55,8 Kcal) 1 copo de leite de vaca (100 ml = 63 Kcal) --------------------------------------- fonte: Terra

O uso da assimetria traz sensação de movimento à decoração

Arquitetos jogam diferentes formatos em seus projetos
A mistura de formas na decoração é capaz de criar ambientes lúdicos e exclusivos. Arquitetos, decoradores e designers de interiores tiram proveito das diferenças dos formatos para compor seus projetos. A dupla de arquiteta Emília Cardoso e Vera Barros brincou com as formas na integração dos ambientes das salas de estar e jantar de um apartamento na Barra da Tijuca. Elas desenharam uma estante irregular de marcenaria com nichos paralelos horizontais e iluminados, onde foram colocadas esculturas de vidro coloridas de diferentes tamanhos. A dupla também apostou em objetos de design como a cadeira em formato triangular junto à mesa de centro retangular onde foram colocadas bolas com estampas de quadrados. - Decorando geometricamente conseguimos um efeito único e exclusivo para o projeto - afirma Emília.
Poltrona retangular, mesa de centro quadrada e bolas com estampas de quadrado
A designer de interiores Roberta Devisate também investe na assimetria em seus projetos. No quarto do bebê, foram criada uma estante com linhas retas e circulares que dão a sensação de movimento e leveza ao projeto. Já na sala de estar Roberta trabalhou com poltronas ovais e móvel com linhas retas. Atentos ao interesse dos profissionais em quebrar a monotonia das formas, as lojas e designers criam, cada vez mais, peças inovadoras e até curiosas. A Velha Bahia e a Way Design, por exemplo, contam com opções assimétricas bem diferenciadas como a mesa lateral C, estante com nichos irregulares em madeira e o aparador AC em laca brilhosa preta e dourada, assinado pelo designer André Cruz. -------------------------------------- fonte: O Globo

VARRendo O TEMPLO

Mateus 
21:12-17 Uma revista foi lançada no Brasil há alguns anos com o nome de “Consumidor Cristão”. Dá o que pensar. Pois se o cristão é desafiado a viver um estilo de vida simples, ou é cristão ou é consumidor. Não dá para ser os dois ao mesmo tempo. Acontece que o cristão consome produtos, e desde que necessários, não há pecado nisso. Mas é verdade que os produtos religiosos se multiplicaram e, com eles, as oportunidades de bons negócios. As bancas se estabeleceram em muitos templos. Os peregrinos que afluíam para a festa da Páscoa em Jerusalém precisavam comprar animais para o sacrifício do Templo e tinham que fazer o câmbio da moeda. Em nome de Deus, eram explorados pelos comerciantes desonestos e gananciosos. Daí a ira de Jesus e sua reação violenta contra eles. Talvez Jesus fizesse hoje a mesma limpeza em muitos setores da igreja cristã. Perguntei ao meu vizinho que motivo que o levou a parar de frequentar a igreja. Ele respondeu que desistiu porque a igreja não se importa com ele, apenas com o dinheiro dele. Eu não sei se isto era verdade ou apenas uma desculpa. Mas eu sei que muitos têm se decepcionado porque foram enganados por pessoas sem escrúpulos que afirmam ser cristãs. Quando isto ocorre, Jesus fica irado. Ore Senhor, o que precisa ser purificado em nossa vida? Será o desejo de explorar os outros para o nosso bem? Para tua glória, purifica o que for ofensivo em nós. Em teu nome, oramos. Amém. Pense A exploração dos fiéis provoca a ira de Jesus. cadadia.com.br