quarta-feira, 18 de março de 2009

Apoio para copos de botões e linha.

Almofada com Botões.

Use um molde com papel cartão ou algo parecido como um papelão.
Em seguida, use o modelo de lay out dos botões. Isso leva um pouco de tempo. Fazendo um layout irá certificar-se de todos os botões que pretende utilizar irá caber no seu travesseiro.
Costure os botões, cerca de 600, para esse tamanho.Use uma tom de linha que dê um constrate, fica mais interessante.
A frente da, todos botões para cima.
A parte de trás da peça e forros da fronha com o fundo costuradas.

Costure os dois pelo lado avesso.
Marque o lugar para os botões de pressão.

Costure por dentro.
Encha com seu travesseiro.

E espere os elogios!!!

Fita e Cortiça...

Estão prontos os portas copos e quadrinhos de recados:

Faça Artes com Botões. O Efeito é Lindo!!!

Irei postar o passo a passo de alguns, aguarde!

Mais Vidros Reciclados.

Copo de Requeijão e crochet:
Lâmpada
Garrafas

PAPEL RECICLADO ARTESANAL

PAPEL RECICLADO ARTESANAL

O papel nada mais é que um emaranhado de fibras vegetais. Ao transformar papel usado em novo, estamos na verdade desfazendo essa trama e entrelaçando as fibras novamente. A partir do papel artesanal, é possível confeccionar papéis de carta, marcadores de livros, porta-retratos, porta-lápis, capas de caderno, livros, cartões de visitas, envelopes, convites, papel e embalagens de presentes, entre muitas outras possibilidades.

Entre os tipos de papel que podem ou não ser reciclados, temos:

RECICLÁVEIS

jornais e revistas, folhas de caderno, formulários de computador, envelopes, rascunhos, caixas em geral, aparas de papel, fotocópias, papel de fax, cartazes e folhetos

NÃO RECICLÁVEIS
papel carbono, fita crepe, papéis metalizados, papéis parafinados, papéis plastificados, papéis sanitários, "papel" de bala, embalagens de biscoitos, papéis sujos, etiqueta adesiva, tocos de cigarro e fotografias

O que você precisa:

  • papel e água
  • bacias: rasa e funda
  • balde
  • moldura de madeira com tela de nylon ou peneira reta
  • moldura de madeira vazada (sem tela)
  • liquidificador
  • jornal ou feltro
  • pano (ex.: morim)
  • esponjas ou trapos
  • varal e pregadores
  • prensa ou duas tábuas de madeira
  • peneira côncava (com "barriga")
  • mesa

Etapas:

A - Preparando a polpa:

Pique o papel e deixe de molho durante um dia ou uma noite na bacia rasa, para amolecer. Coloque água e papel no liquidificador, na proporção de três partes de água para uma de papel. Bata por dez segundos e desligue. Espere um minuto e bata novamente por mais dez segundos. A polpa está pronta.

B - Fazendo o papel:

1. Despeje a polpa numa bacia grande, maior que a moldura.

papel

2. Coloque a moldura vazada sobre a moldura com tela. Mergulhe a moldura verticalmente e deite-a no fundo da bacia.

papel

3. Suspenda-as ainda na posição horizontal, bem devagar, de modo que a polpa fique depositada na tela. Espere o excesso de água escorrer para dentro da bacia e retire cuidadosamente a moldura vazada.

papel

4. Vire a moldura com a polpa para baixo, sobre um jornal ou pano.

papel

5. Tire o excesso de água com uma esponja.

papel

6. Levante a moldura, deixando a folha de papel artesanal ainda úmida sobre o jornal ou morim.

papel

C - Prensando as folhas

Para que suas folhas de papel artesanal sequem mais rápido e o entrelaçamento das fibras seja mais firme, faça pilhas com o jornal da seguinte forma:

Empilhe três folhas do jornal com papel artesanal. Intercale com seis folhas de jornal ou um pedaço de feltro e coloque mais três folhas do jornal com papel. Continue até formar uma pilha de 12 folhas de papel artesanal.

Coloque a pilha de folhas na prensa por 15 minutos. Se não tiver prensa, ponha a pilha de folhas no chão e pressione com um pedaço de madeira.

Pendure as folhas de jornal com o papel artesanal no varal até que sequem completamente. Retire cada folha de papel do jornal ou morim e faça uma pilha com elas. Coloque esta pilha na prensa por 8 horas ou dentro de um livro pesado por uma semana.

Efeitos decorativos

Misture à polpa: linha, gaze, fio de lã, casca de cebola ou casca de alho, chá em saquinho, pétalas de flores e outras fibras.

Bata no liquidificador junto com o papel picado: papel de presente, casca de cebola ou de alho.

Coloque sobre a folha ainda molhada: barbante, pedaços de cartolina, pano de tricô ou crochê. Neste caso, a secagem será natural - não é necessário pressionar com o pedaço de madeira.

Para ter papel colorido: bata papel crepom com água no liquidificador e junte essa mistura à polpa. Outra opção é adicionar guache ou anilina diretamente à polpa.

Dicas importantes

  • tela de nylon deve ficar bem esticada, presa à moldura por tachinhas ou grampos.
  • Reutilize a água que ficar na bacia para bater mais papel no liquidificador
  • Conserve a polpa que sobrar: peneire e esprema com um pano. Guarde, ainda molhada (em pote plástico no congelador) ou seca (em saco de algodão). A polpa deve ser ainda conservada em temperatura ambiente.
Fonte: Recicloteca

Jogo Americano com espetos de churrasco

O Grupo de Mães Amigas da Casa do Zezinho (GMACZ), da ONG Casa do Zezinho, em parceria com a ONG Mundaréu ensinarão você a fazer um lindo jogo americano com hashis ou espetos de churrasco

Hashis são as varetas usadas como talheres pelos orientais. Você também pode usar (com alguma adaptação) espetos de churrasco para o jogo americano. Certifique-se de limpá-los e secá-los bem antes do passo-a-passo. Resista a tentação de comprar o material no supermercado. Nosso objetivo é reutilizar os materiais, ok?

Materiais

• Lápis • Tesoura • Régua • Fita métrica • 64 hashis ou espetos de churrasco • 4 retalhos de tecido de 35 cm x 8 cm • Super Bonder • Máquina de costura • Molde menor: papelão de 35 cm de comprimento por 4 cm de largura, com riscos intercalados de 1,5 cm e 2 cm. • Molde maior: papelão de 35 cm de comprimento por 8 cm de largura, com riscos intercalados de 1,5 cm e 2 cm.

Passo-a-passo

Passo 1: Pegue uma faixa de tecido e, na máquina de costura, faça as bainhas do lado de dentro do pano, tanto na parte superior quanto inferior. Em seguida, costure as duas laterais. Passo 2: Desvire o pano para o lado onde está a estampa. Depois, com o auxílio do molde menor, risque os traçados no tecido.
Passo 3: Na máquina, costure todos os traçados. A faixa deverá ter 32 buraquinhos, nos quais serão encaixados os hashis posteriormente. Faça o mesmo com outra faixa de tecido. Passo 4: Pegue as duas outras faixas que sobraram, faça as bainhas como descrito no passo 1 de ambas e emende uma a outra pelas laterais.
Passo 5: Com o molde maior, risque o tecido. Passo 6: Em seguida, vá até a máquina e costure todos os traçados. Depois, faça uma costura ao meio, conforme mostra a imagem.
Passo 7: Coloque os hashis por dentro dos panos, intercalando as extremidades. Terminando uma base, emende-a a outra. Passo 8: Em seguida, pingue uma gotinha de Super Bonder em cada junção para fixar melhor o hashi no pano. Espere secar bem e está pronto o seu jogo americano.

O Grupo de Mães Amigas da Casa do Zezinho (GMACZ) dá aulas e comercializa seus produtos. A ONG Casa do Zezinho atende mais de 1.200 crianças e adolescentes e aceita qualquer tipo de doação para suas oficinas de papel reciclado, mosaico, marchetaria e reutilização.

Informações: gmacz@casadozezinho.org.br, ou pelo tel. (11) 5512-0878 ramal 22.

fonte: Jornal Nippo Brasil - www.nippobrasil.com.br