segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Quem é você?

Quem é você? A pergunta pode até parecer simples, mas nem todos são capazes de respondê-la. O questionamento é complexo e exige muita reflexão. A crise de identidade é muito mais real do que se imagina. Quem não sabe quem é, também não sabe para onde vai. Por isso é tão alto o número pessoas perdidas em meio aos conflitos existenciais. Homens e mulheres vivendo inconstantes, em altos e baixos.

A Bíblia conta a história de um jovem que estava perdido em suas emoções. Ele saiu de casa e gastou todo o dinheiro que havia recebido do pai em prazeres momentâneos, quem sabe em busca de uma identidade que não era dele. Sem recursos o rapaz passou a viver uma vida vazia e sem graça. Cuidava de porcos e até desejava comer a comida dos animais. Ele já não sabia mais quem era e por isso aceitava qualquer coisa. O rapaz se esqueceu que tinha um pai. Era um príncipe vivendo como um mendigo.

Histórias assim acontecem até hoje. Talvez você esteja perdido e tenha se esquecido da sua verdadeira identidade. Deixou de lado os valores e hoje aceita aquilo que antes abominava. Mas quero por meio dessa mensagem lembrar que você tem um pai e ele é um rei. Se ele é Rei, você só pode ser príncipe, princesa do Senhor. Esqueça o passado de erros, culpas e fracassos. Deixe o futuro para o amanhã e viva o hoje. Lembre-se que o presente é agora. Levante-se e olhe para Deus. Ele sempre estará de braços abertos para te receber e te colocar na posição de filho.

A Bíblia trata Jesus como o Leão da tribo de Judá. Se você faz parte da família dele, você também é um leão, uma leoa. Então pare de se comportar como um "gatinho" diante das dificuldades.

Sucesso,

Juliano Matos
Jornalista e colaborador do Portal Lagoinha.com.

A luz de Velas


DEUS ENCARNADO

João 
1:1-5, 14

Como Deus pôde se tornar humano? Temos ouvido tantas vezes essa realidade da salvação que acreditamos nela sem nem pensar quanto é surpreendente.

Mas como seria se ouvíssemos pela primeira vez esse relato de João, na antiga cidade de Éfeso? Como tantas pessoas na Grécia antiga, estaríamos a par do conceito de Logos (palavra). Na cultura grega, significava a poderosa inteligência cósmica organizadora de todas as coisas. Era o Logos eterno.

Depois de mexer com a mente, crença e filosofia de seus leitores, João vinculou o Logos a Jesus, o ser humano que viveu e exerceu seu ministério na Palestina antiga. O conceito do Logos ganhava agora um novo e surpreendente significado! Jesus é o Logos que se tornou ser humano, um de nós! É muito mais surpreendente do que se João tivesse dito que uma pessoa morta havia voltado à vida.

Hoje, ouvimos de novo a mesma história. Podemos imaginar que a estamos ouvindo pela primeira vez e nos surpreendermos com a maneira maravilhosa de Deus agir no mundo para salvar os seres humanos. Deus encarnado, uma loucura para a mente humana. Mas foi por meio dessa inconcebível realidade que Deus decidiu salvar os seres humanos e redimir sua Criação.

Ore

Deus Eterno, nossa mente não compreende o milagre da encarnação do teu Filho. É maravilhoso demais para nós. Mas somos gratos porque vieste viver entre nós para podermos viver contigo. Amém.

Pense

Natal é Deus vivendo entre nós para podermos viver com ele.