quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Arrume a casa para o final do ano!!!

Por mais que se queira inovar, o Natal nos remete a peru, lombo, bacalhau, rabanada, frutas secas, enfim à tradição. Na foto, esses itens aparecem em forma de canapés (de peito de peru, lombo com damasco, saladinha de folhas verdes e bacalhau com berinjela).

Gostou da idéia das ilhas de degustação espalhadas em mesas de apoio pela sala? Uma outra opção de comes e bebes que se encaixa nesse sistema é o fondue de frutas com queijos e espumante.

Boa idéia para agradar seus convidados se você vai comemorar a passagem do ano na praia: sandálias de borracha à disposição dos amigos em cestas de fibra espalhadas pela varanda. Minitoalhas, dobradas com capricho, aumentam a comodidade de quem se atreve a molhar os pés no mar.

Uma mesa clássica de ano novo: toalha de mesa branca, velas e flores também alvas, bandeja com fartas opções de frutas da época, garrafa de espumante devidamente gelada no baldinho de gelo, taças simples para champagne, canapés e bowls com lentilhas.

Se a idéia é utilizar o serviço americano, transforme então sua mesa de jantar num grande bufê decorado com flores – e recheado de mini-porções, como essas da foto. Repare nos tubos de ensaio, utilizados como vaso. É uma sugestão barata e criativa para decorar a mesa da ceia.

Legumes saborosos, carnes exóticas e frutas deliciosas viram comida chique com uma apresentação divertida em espetos ou em porções individuais. Se quiser elaborar um cardápio à base de espetinhos, libere a imaginação. Corte as carnes em cubos pequenos e tempere. Camarões, por exemplo, vão inteiros e só recebem sal, pimenta e limão na hora de grelhar. Escolha vegetais firmes, como o tomate, que não desmanchem facilmente no calor da churrasqueira. E, finalmente, providencie alguns molhos para acompanhar.

Ao lado da mesa repleta de refrescos, um corte de linho vermelho preso às vigas do pergolado da área externa funciona como cortina, fazendo par perfeito com as lanternas de estanho e ferro penduradas em fitas de cetim. Elas irão iluminar a ceia ao ar livre após o pôr-do-sol.

Se você pretende fazer uma ceia mais descontraída, sem grandes pretensões, abuse dos jogos americanos, combinando-os com guardanapos de papel. Mini sanduíches servidos em bandejas com detalhes em prata, como a da foto, já são o suficiente para encher os olhos e afiar o paladar.


Para o réveillon, muitos anfitriões optam em servir apenas petiscos, espalhados estrategicamente em mesas de apoio pela sala. Você também pode transformar sua mesa de centro numa ilha de degustação, com direito a balde com gelo para espumante, pratinhos, guardanapos e porções individuais com guloseimas doces e salgadas. Velas e arranjos de flores arrematam a decoração festiva.

Aqui, uma mesa de canto se transforma em bar, com o uso de placas de vidro apoiadas em blocos revestidos de espelho. Para beber, champanhe bem gelado, garrafinhas com sucos naturais de sabores variados — para consumo individual — e jarras com água aromatizadas por alecrim, cascas e fatias de frutas, que já são decorativas por si só.

Se você não pensa em encomendar ceia delivery, e muito menos pilotar fogão na véspera das festas de fim de ano, eis uma dica que se transformou em tendência chique: servir pequenas porções, montadas como se fossem minipratos, e que dispensam o uso de talheres. É a Finger Food - comida para comer com as mãos. Como em dezembro a temperatura vai às alturas, lance mão de petiscos frios, como ceviches, wraps, sopas como gazpacho e mini-saladas.

Repare no frescor da salada de siri com manga montada em copos de caipirinha, disposta numa bandeja de madeira laqueada com pedrinhas de gelo.

Servir sushis desconstruídos em delicadas colheres de louça é também uma idéia prática para a ceia de reveillón – e muito original. E ainda você economiza o trabalho de fazer os rolinhos, ou de contratar um sushiman.
Se você vai comemorar o natal num sítio ou casa de campo, inspire-se no clima campestre para decorar a mesa da ceia: use uma toalha de mesa floral, ou com motivos delicados, como a da foto, de bolinhas miúdas.
Sopas e cremes são pratos fáceis de fazer e que têm suas versões quente e fria. Na foto, a anfitriã decidiu trocar a salada de folhas verdes da entrada da ceia de natal por uma mousse de mandioquinha, servida em xícaras transparentes. Não é preciso muita produção para arrancar elogios das visitas.
Uma alternativa original é substituir as guirlandas de Natal por um arranjo de porta, como este da foto. Neste arranjo, foram reunidos galhos secos, folhas de pinheiro e cerejas artificiais, tudo preso com fita de cetim branca.

Quer situação mais estressante do que perceber que faltou alguma coisa no meio da ceia de natal ou réveillon? O certo é começar o planejamento um mês antes, mas se o seu tempo é curto, faça-o, pelo menos, uma semana antes da festa. Calcule a quantidade de comida por pessoa conforme as orientações da lição 3, defina o cardápio (isso ajuda a saber se precisará de jogo de louças completo, se não serão usados talheres), quais bebidas serão servidas (se serão necessários copos especiais para drinks, taças para espumante). Uma boa dica para encontrar produtos da estação (como damasco, frutas secas, queijos e conservas) a preços mais em conta é ir a Mercados Municipais.

Observe que neste ambiente, assinado pela arquiteta Consuelo Jorge, as formas arredondadas, orgânicas, sobressaem, se harmonizando com o visual minimalista da comida.

Observe que neste ambiente, assinado pela arquiteta Consuelo Jorge, as formas arredondadas, orgânicas, sobressaem, se harmonizando com o visual minimalista da comida.


---------------------------------------

fonte: Revista Casa Claudia

Cuidados com as luzes de Natal



A Fundação Internacional de Segurança Elétrica recomenda que você mantenha distância de coisas como cabos de extensão e disjuntores vendidos em lojas com preços muito baixos. Além disso, procure marcas conhecidas e confiáveis quando comprar produtos como esses. Olhar os rótulos também pode ajudar. Erros de ortografia ou trechos mal escritos são sinais de que o produto que você está pensando em comprar foi fabricado por uma empresa pouco séria.

No Brasil, os testes para determinar a segurança de um produto são realizados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), uma autarquia federal.

Em casa, pegue leve com o fornecimento de energia. Não é difícil calcular a quantidade de energia que está sendo exigida de suas tomadas, e fazer esse cálculo pode evitar um incêndio. As luzes de Natal geralmente têm baixa voltagem, vindo com um total em torno de 25 watts para 50 lâmpadas. Se o seu circuito pode suportar até 2 mil watts dentro do limite de segurança de 80%, não há problemas - é mais provável que a claridade de tantas lâmpadas queimem os seus olhos antes de queimar sua tomada elétrica. Porém, outros aparelhos, usam muito mais eletricidade do que as luzes de Natal. Simplesmente desligar um aparelho quando ligar o outro pode diminuir o risco de incêndio elétrico. E certifique-se de desligar todas as decorações antes de dormir.

Também é uma ótima idéia dar uma boa olhada na fiação dos aparelhos que você vai usar nesta época de Natal. Fiação corroída ou desgastada é um aviso de que você deve substituir o aparelho em que a fiação está ligada. O isolamento de borracha serve para reduzir a produção de calor e eliminar as centelhas. Quando não está presente, o risco de incêndio aumenta muito. Também procure adaptadores antigos que não encaixam bem na tomada. Eles também podem causar fagulhas, o que é ruim quando a tomada está perto de uma árvore de Natal cheia de seiva inflamável.

Por fim, não é possível dizer quantas coisas você pode ligar em uma tomada elétrica antes que ela pegue fogo, a não ser que sejam analisados casos isolados. E não é uma boa idéia fazer suas próprias experiências em casa. Em vez disso, essa época de Natal é boa para se familiarizar com as especificações elétricas de sua casa e dos aparelhos elétricos que você conecta em suas tomadas. Preste atenção no número de itens que você liga em um circuito elétrico e, se for o caso, deixe as decorações extras no sótão este ano. Caso contrário, as castanhas em sua cozinha podem acabar assadas no fogo, propositalmente ou não.
---------------------------------------

fonte: Blog Natalino

SEMENTES DE MOSTARDA

Lucas 
1:46-55

Maria, uma jovem humilde em meio a uma sociedade de primado masculino, estava cheia do Espírito Santo. Ao abrir a boca em louvor a Deus, suas palavras foram Palavra de Deus. Ela era a prova do que dizia: Deus deixa de lado os poderosos do mundo e cumpre sua vontade por meio das pessoas das quais nada se espera.

Anos depois, Jesus usou a metáfora da semente de mostarda, para ensinar sobre pequenos começos (Mateus 13:31-32). A semente de mostarda é do tamanho da ponta de uma caneta, mas quando germina se torna tão grande que pássaros fazem ninhos nela! Da mesma maneira, Deus usou um pequeno bebê em Belém, e a cruz na qual ele morreria mais tarde, para construir seu Reino. Por meio da morte reconciliadora de Cristo, Deus estabeleceu um reino poderoso, contra o qual nenhum exército é capaz de lutar.

No passado, houve outras histórias de Deus usando instrumentos pequenos e improváveis para cumprir sua vontade: os idosos Abraão e Sara; os impotentes escravos hebreus no Egito; Raabe, a mulher habitante da cidade de Jericó; Davi, o filho caçula de Jessé. Sementes de mostarda. Somos sementes de mostarda nos dias de hoje, pois Deus continua a construir seu Reino, muitas vezes usando pessoas das quais ninguém espera grande coisa.

Ore

Pai, somos gratos pelas sementes de mostarda que tens plantado e nutrido. Abre nossos olhos para vermos onde tens trabalhado e nossa função em tua obra. Usa-nos em teu reino! Em nome de Jesus. Amém.

Pense

Natal é saber que o Reino de Deus chegou e está entre nós.

Cadadia.com