quinta-feira, 2 de abril de 2009

Espelhos vão além do mero efeito reflexivo

Você se lembra da história da Branca de Neve? Pois é, simbolo máximo da vaidade, a milênios, o espelho exerce um grande fascínio sobre o homem. Mas já vai longe o tempo em que ele era usado apenas para refletir a imagem humana.

O espelho tornou-se um objeto decorativo e funcional e saiu de vez de dentro dos armários, de trás das portas e dos habituais banheiros e lavabos. Ganhou vida própria e se espalhou por outros ambientes.

Encontrados em diversos formatos, tamanhos e acabamentos, compõem a decoração dando amplitude aos espaços. Mas podem ir muito além ajudando na criação de novos recursos visuais como simular aberturas ou para criar um clima mais romântico e intimista.

A opção pelo uso do espelho deve ser bem planejada, tendo sempre em mente o efeito desejado, pois o que está sendo refletido compõe a decoração do fundo do espelho, causando um efeito duplo no campo de reflexo. Atenção, também, para a iluminação. Evite o foco direto, pois é difícil controlar o reflexo produzido.

Nas áreas tradicionalmente úmidas como salas de banho ou saunas, o ideal é o espelho com película antiembaçante. Fabricado com um adesivo térmico de poliéster que permite um pequeno aquecimento da superfície evitando a condensação do vapor de água. Aquele conhecido efeito embaçado que fica após um banho quente. Pode ser ligado diretamente na energia elétrica ou no sistema de iluminação do próprio espelho.

Já os espelhos de aumento são mais indicados para refletir pequenas áreas. E são muito úteis na hora de fazer a barba ou a maquiagem. Podem ser retráteis para economizar espaço ou ficar sobre a bancada.

Para prolongar a vida útil de seu espelho, na hora da limpeza, pano úmido e água são suficientes. E na fixação dos sem moldura, opte por colas de silicone neutro. Evite as com solventes ou componentes ácidos. Ou use fita dupla face. Assim você estará contribuindo para evitar o aparecimento de manchas escuras que são resultado da oxidação da camada de prata que compõe o espelho. Pois, uma vez iniciado, o processo não pode ser detido ou interrompido.

Nenhum comentário: