Legumes saborosos, carnes exóticas e frutas deliciosas viram comida chique com uma apresentação divertida em espetos ou em porções individuais. Se quiser elaborar um cardápio à base de espetinhos, libere a imaginação. Corte as carnes em cubos pequenos e tempere. Camarões, por exemplo, vão inteiros e só recebem sal, pimenta e limão na hora de grelhar. Escolha vegetais firmes, como o tomate, que não desmanchem facilmente no calor da churrasqueira. E, finalmente, providencie alguns molhos para acompanhar.
Se você pretende fazer uma ceia mais descontraída, sem grandes pretensões, abuse dos jogos americanos, combinando-os com guardanapos de papel. Mini sanduíches servidos em bandejas com detalhes em prata, como a da foto, já são o suficiente para encher os olhos e afiar o paladar.
Para o réveillon, muitos anfitriões optam em servir apenas petiscos, espalhados estrategicamente em mesas de apoio pela sala. Você também pode transformar sua mesa de centro numa ilha de degustação, com direito a balde com gelo para espumante, pratinhos, guardanapos e porções individuais com guloseimas doces e salgadas. Velas e arranjos de flores arrematam a decoração festiva.
Aqui, uma mesa de canto se transforma em bar, com o uso de placas de vidro apoiadas em blocos revestidos de espelho. Para beber, champanhe bem gelado, garrafinhas com sucos naturais de sabores variados — para consumo individual — e jarras com água aromatizadas por alecrim, cascas e fatias de frutas, que já são decorativas por si só.
Se você não pensa em encomendar ceia delivery, e muito menos pilotar fogão na véspera das festas de fim de ano, eis uma dica que se transformou em tendência chique: servir pequenas porções, montadas como se fossem minipratos, e que dispensam o uso de talheres. É a Finger Food - comida para comer com as mãos. Como em dezembro a temperatura vai às alturas, lance mão de petiscos frios, como ceviches, wraps, sopas como gazpacho e mini-saladas.
Servir sushis desconstruídos em delicadas colheres de louça é também uma idéia prática para a ceia de reveillón – e muito original. E ainda você economiza o trabalho de fazer os rolinhos, ou de contratar um sushiman.
Se você vai comemorar o natal num sítio ou casa de campo, inspire-se no clima campestre para decorar a mesa da ceia: use uma toalha de mesa floral, ou com motivos delicados, como a da foto, de bolinhas miúdas.
Sopas e cremes são pratos fáceis de fazer e que têm suas versões quente e fria. Na foto, a anfitriã decidiu trocar a salada de folhas verdes da entrada da ceia de natal por uma mousse de mandioquinha, servida em xícaras transparentes. Não é preciso muita produção para arrancar elogios das visitas.
Quer situação mais estressante do que perceber que faltou alguma coisa no meio da ceia de natal ou réveillon? O certo é começar o planejamento um mês antes, mas se o seu tempo é curto, faça-o, pelo menos, uma semana antes da festa. Calcule a quantidade de comida por pessoa conforme as orientações da lição 3, defina o cardápio (isso ajuda a saber se precisará de jogo de louças completo, se não serão usados talheres), quais bebidas serão servidas (se serão necessários copos especiais para drinks, taças para espumante). Uma boa dica para encontrar produtos da estação (como damasco, frutas secas, queijos e conservas) a preços mais em conta é ir a Mercados Municipais.
Observe que neste ambiente, assinado pela arquiteta Consuelo Jorge, as formas arredondadas, orgânicas, sobressaem, se harmonizando com o visual minimalista da comida.---------------------------------------
fonte: Revista Casa Claudia









Nenhum comentário:
Postar um comentário