sábado, 4 de abril de 2009

Casa de praia: cores fortes para os momentos de lazer

A moda no verão pede cores mais vibrantes e alegres, e por que não usá-las também na decoração da sua casa praia? Assim você cria ambientes bonitos e com uma atmosfera feliz e de bem-estar.

Cores quentes garantem aconchego e revelam a personalidade divertida dos moradores. Para a composição dar certo, as cores devem vir da mesma gama de tons. Coloque uma pitada aqui e outra ali dos matizes que mais lhe agradam. Uma combinação bem dosada, mesmo entre tons fortes, pode aquietar o espírito e intensificar a alegria. Lembrando que nuances muito picantes também não se afinam com pessoas muito agitadas, sob o risco de uma overdose. Busque a harmonia pontuando o espaço com uma tonalidade neutra.

Uma paleta de tonalidades neutras não precisa ser monótona. O truque? Equilibrar tons fortes e delicados do mesmo matiz na decoração. Peças com diferentes graduações de bege podem gerar uma atmosfera estimulante, pois o olhar se encanta com o vai-e-vem das nuances. Quando o dourado se une ao cáqui e ao bege, o resultado é uma vibração calma e aconchegante.

Ao lado do branco, o turquesa pode ser usado para propor um jogo relaxante. Por causa dessa capacidade de introspecção, o tom azul estimula um sentido de refúgio próprio para dissolver a tensão do dia-a-dia.

Tingir paredes de verde pode avivar lembranças cheias de frescor: um gole de chá de menta, uma brisa, um passeio na montanha. Como perpetua a sensação de encontro com a mata, o verde é sempre bem-vindo dentro de casa. De personalidade extrovertida até nas nuances mais aquareladas, o matiz se contrapõe à sobriedade do cinza com elegância e alegria. Os tons derivados do rosa também garantem uma dose de calor quando combinada com cores frias. A cor aceita bem a companhia tranqüilizadora de nuances próximas, como o roxo e o lilás.

Com informações da Revista Casa Cláudia

Nenhum comentário: