terça-feira, 31 de março de 2009

Imóveis ganham áreas de lazer maiores e mais sofisticadas

Veja como melhorar o visual de sua casa com churrasqueira e jardim bem planejados

As áreas de lazer estão ganhando cada vez mais destaque dentro das casas. Segundo arquitetos e decoradores, a busca por comodidade fez com que os projetos de descanso ocupassem mais espaço, móveis mais confortáveis e, agora, a presença de jardins.

Quanto maior a área de lazer, mais fácil fica brincar com os elementos dentro dos ambientes. É importante prestar atenção ao tamanho do imóvel, pois a área de lazer está relacionada a sua dimensão. Com jeitinho, até mesmo o dono de uma pequena residência pode ter um canto só dele para ler um livro ao céu aberto, uma pequena churrasqueira ou um modesto jardim - que farão toda a diferença.

"É interessante porque o contato com plantas ajuda no resultado de um ambiente mais relaxante. As paredes vivas são uma boa opção porque podem criar uma grande área verde vertical com sistema de irrigação próprio e não ocupam muito espaço" diz Maricy.

PLANTAS - Os quadros vivos são comercializados em dois formatos: um em peça e o outro por metro quadrado, e podem ocupar áreas internas e externas, cobertas ou não. As espécies usadas nos painéis e nos quadros variam em função do clima da região onde serão instalados. Tanto o painel vivo quanto o quadro vivo são móveis e podem ser desinstalados e reinstalados em outro local. Uma facilidade exclusiva do sistema comercializado pela Quadro Vivo Jardins Verticais e patenteado por Gica Mesiara. A técnica 100% brasileira é reconhecida por profissionais da área como a mais eficiente para o paisagismo vertical por aliar conceitos do eco-design (design com mínimo impacto ambiental) à tecnologia, durabilidade, fácil manutenção e principalmente por ambos produtos serem móveis, o que permite serem reinstalados.

"Os jardins verticais são mais que tendência, vieram pra ficar e tem tudo haver com os tempos modernos e futuros. São peças coringas, combinam com qualquer ambiente, otimizam espaços e contribuem para o clima da casa. Cada vez mais estamos cientes da importância do verde e querendo-o de volta. Também é certo que os espaços são cada vez mais reduzidos e o tempo pra cuidar de um jardim é raro", comenta Gica.

MÓVEIS - Na opinião da arquiteta da EG Interiores, Emília Garcia, os móveis de fibra sintética se identificam muito bem com as áreas de lazer. São práticos e podem ficar expostos ao sol e a chuva. "Gosto de utilizar madeiras ecológicas ou de demolição, fibras e cores aconchegantes, para deixar o ambiente descontraído e relaxante."

Em termos de cores, a arquiteta Maricy sugere os tons mais sóbrios para um ambiente mais sofisticado e tons mais cítricos para uma casa de praia porque criam um ambiente mais despojado que levam à descontração. "Não pode faltar a preocupação com o conforto, escolhendo mobiliários confortáveis e que sugiram uma tranqüilidade. Não pode faltar também a preocupação em criar ambientes de maior convívio social".

Outra dica é integrar a área de lazer à cozinha. Segundo o arquiteto Gil Cioni esta é uma prática que está ganhando o gosto dos brasileiros. "Assim fica mais fácil realizar almoços e churrascos. Não é necessário atravessar a casa para pegar os pratos ou um copo", diz Cioni. --------------------------------------- fonte: Casa & Construção

Nenhum comentário: