Isaías 13
O mundo está fora de controle? Qualquer um que leia os jornais pode achar que sim. O ônibus da história mundial parece descer uma enorme ladeira sinuosa sem ninguém ao volante. Mas, se esse é o seu receio, dê uma olhadinha neste quadro da história antiga retratado por Isaías.
Deus havia usado nações pagãs para trazer julgamento sobre seu povo, e ainda usaria a Babilônia para julgar o reino de Judá. Mas o Senhor é consistente em seu caráter e ações. Embora fosse agir como instrumento do juízo de Deus, a Babilônia não era melhor que Judá, e também merecia ser julgada por sua iniquidade. O Senhor disse:”Castigarei o mundo por causa da sua maldade, os ímpios pela sua iniquidade. Darei fim à arrogância dos altivos e humilharei o orgulho dos cruéis” (13:11). Mais tarde, portanto, a justiça divina recrutaria outra nação para julgar a Babilônia: “Despertarei contra eles os Medos... Babilônia...será destruída por Deus” (13:17-19).
O Senhor é o Deus da história. Tanto naqueles dias como hoje, ele controla o destino das nações de modo a trazer todas as coisas segundo seu propósito. E esse propósito visa sempre o bem daqueles que o amam (Romanos 8:28).
Ore
Nós te louvamos, Senhor, pois não há nação que escape ao teu justo julgamento. Ensina-nos a viver em retidão e a descansar na certeza de que guias o curso deste mundo visando o nosso bem. Amém.
Pense
O mundo caminha num rumo definido por Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário