sábado, 28 de março de 2009

15 fatos interessantes na história do chocolate.

1. O chocolate surgiu primeiramente como bebida, feita a partir do cacau, na América Central e no México. Vestígios de plantações datadas de 1.100 a 1.400 anos a.C. foram encontradas nas Honduras em 2007.

2. Embora a teoria seja questionada por alguns historiadores, comumente é dito que o nome vem dos astecas, que faziam uma bebida escura chamada xocoatl (água amarga, literalmente), que usavam em cerimoniais e no dia-a-dia, já que combatia o cansaço. Já na época era misturada com baunilha e pimenta.

3. Colombo foi o primeiro europeu a experimentar o chocolate em 1502, mas foram os conquistadores espanhóis que levaram mudas de cacau para a Europa e as presentearam aos reis.

4. O cacau era cultivado em fazendas por escravos e a fabricação de chocolate na Europa era restrita aos monges monastérios, para uso exclusivo da nobreza espanhola. Os religiosos, porém, não conseguiram esconder a novidade por muito tempo.

5. O chocolate chegou à Inglaterra em meados do século XVII e a primeira casa fabricante da iguaria instalou-se lá em 1657. Enquanto na França o governo monopolizava a fabricação do doce, na Grã-Bretanha qualquer um que tivesse dinheiro conseguia comprar o seu.

6. Em 1689, o médico Hans Sloane criou uma bebida com leite e chocolate na Jamaica que vendeu posteriormente para os irmãos Cadbury, famosos produtores e hoje marca mundial.

7. A revolução industrial trouxe a possibilidade das prensas de manteiga de cacau e da produção em massa. Assim o chocolate se popularizou no mundo.

8. No final do século XVIII, foi produzido o primeiro chocolate sólido (ainda não comestível e sim para bebida) em Turim, Itália por Doret e foi comercializado a partir de 1826 por Pierre Paul Caffarel.

9. A primeira fábrica suíça de chocolate foi levantada em 1819 por F. L. Cailler, já em 1828 o holandês Coenraad Johannes van Houten desenvolveu o processo de separar a gordura das sementes de cacau e fazer cacau em pó e manteiga de cacau. Foi ele também que descobriu que ao tratar as sementes com carbonato de sódio ou potássio, era possível retirar seu sabor amargo.

10. Em 1847 Joseph Fry criou o primeiro chocolate comestível, seguido em 1849 pelos irmãos Cadbury.

11. Foi o suíço Daniel Peter que em 1867 começou a usar leite como um dos ingredientes para a fabricação do chocolate. Assistido por seu vizinho e amigo Henri Nestlé, foram capazes de remover a água do leite dando mais consistência e em 1875 levaram o novo produto ao mercado.

12. Já Rodolphe Lindt inventou em 1879 o processo de aquecer e moer o chocolate sólido para depois misturar igualitariamente com a manteiga de cacau e o leite, dando seu sabor característico e mais qualidade ao produto.

13. No Brasil, a primeira empresa de chocolate foi aberta em 1891, em Porto Alegre, pelos irmãos alemães Franz e Max Neugebauer e seu sócio Fritz Gerhardt.

14. Em 1913, outro suíço, Jules Sechaud, desenvolveu o processo de chocolates com diferentes recheios.

15. A Nestlé pôs no mercado em 1938 o Crunch, primeiro chocolate a trazer flocos de arroz em sua composição, provocando uma nova experiência sensorial ao degustar o doce.

--------------------------------------- fonte: Terra

Nenhum comentário: