segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

RESPONDA COM BRANDURA

“Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender” 
2 Timóteo 2:24

De outra forma, disse o sábio: “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira” (Pv 15:1). Talvez o conselho de Salomão tenha se inspirado num fato histórico, na época dos juízes, quando os judeus da tribo de Efraim contenderam fortemente com Gideão porque não foram convocados para lutar contra os midianitas. Gideão soube tratar da questão com brandura, humildade e muito tato. Ao falar-lhes assim, “abrandou-se-lhes a ira para com ele” (Jz 8.3). De outro modo, a situação se agravaria e a unidade de Israel seria posta em jogo. Brandura significa maleabilidade, mansidão, afabilidade e suavidade. O trato delicado evita uma sucessão de erros que pode culminar com a guerra.

Uma coisa que você precisa aprender é a arte da brandura, em todos os seus relacionamentos, a começar com o seu cônjuge e os seus filhos. A palavra branda não significa silêncio, não significa omissão, não significa titubeio, não significa covardia. Por meio dela conserta-se o erro com muito mais margem de vantagem e sucesso. A brandura desarma o briguento e derrama água fria no fogo da ira.



Ore

Pai de amor, a tua palavra diz que a nossa língua tem poder para destruir ou restaurar. Rogamos-te que uses nossos lábios como fontes de águas 
vivas. 
Pedimos em nome de 
Jesus. 
Amém.

Pense

É possível vencer dificuldades com o poder de uma resposta branda (Provérbios 25:15).