terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

PARE DE ENGOLIR CAMELOS!

“Guias cegos, que coais o mosquito e engolis o camelo!” 
Mateus 23:24

Não se aborreça. De fato a exortação é muito forte. Mas foi Jesus quem fez a acusação, primeiramente dirigida aos escribas e fariseus, e, depois, a todos os afeiçoados à hipocrisia. Àqueles que no particular são uma coisa completamente diferentes de quando estão em público. São dissimulados, pois escondem a podridão que há dentro deles.

Se você, em público, se mostra muito escrupuloso e, às ocultas, faz o que bem entende, quebrando os mandamentos de Deus — isso é coar mosquito e engolir camelo. Você pode continuar a coar mosquito, mas precisa parar de engolir camelo. Se você não parar de tragar camelo, é muito melhor parar também de coar mosquito.

Verifique você mesmo o contexto em que aparece essa palavra acusatória de Jesus. Do princípio ao fim do discurso, Jesus está deplorando a hipocrisia. Hipocrisia é devorar as casas das viúvas e, para justificar, fazer longas orações. Hipocrisia é dar o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e, ao mesmo tempo, negligenciar os preceitos mais importantes da lei. Tenha coragem. Seja determinado. Pare de engolir camelos!

Ore

Eu reconheço, Senhor, que tu abominas os que se dizem cristãos, mas que, no particular, desprezam a tua vontade. Pai santo, afasta-me da hipocrisia e limpa o meu coração. Por Cristo. Amém. 


Pense

Hipocrisia é limpar o exterior do copo e deixá-lo por dentro cheio de sujeira.

Nenhum comentário: