terça-feira, 2 de março de 2010

Primeira Festa

Quantcast
bexigas1

As crianças costumam esperar o ano inteiro pelo dia do aniversário, sobretudo pela festa e pelos presentes que lhe serão oferecidos. Organizar uma festa não é difícil, basta ter disposição e investir um pouco de tempo e dinheiro para realizar os sonhos de seu filho. A palavra de ordem é BOA VONTADE, e não sacrifício!
Planeie a festa com antecedência, escolhendo juntamente com a criança o tema da festa, as brincadeiras e as músicas. Faça a criança sentir-se responsável dando-lhe coisas para fazer, incumbindo-a de determinados detalhes.



Não esquecer!
 

- o primeiro aniversário: uma festa de primeiro aniversário costuma ser mais para os pais do que para a criança. No entanto, não se esqueça de que na festa o aniversariante também se deve divertir, por mais pequeno que seja!
- os convidados: a partir dos dois anos os convidados devem ter mais ou menos a idade da criança. Não imponha temas, decorações, nem encha a festa com pessoas mais velhas. Respeite o desejo da criança - é ela o motivo e fim último da festa!
- o horário da festa: depende da idade das crianças, mas é preferível que comece ao princípio da tarde, para que não se prolongue até às tantas da noite.

O Local e os Convites

Elabore uma lista com o nome de todas as crianças e amigos que serão convidados, sem esquecer os pais ou responsáveis pelas crianças. Faça os convites juntamente com a criança, utilizando o tema escolhido para a festa. Entregue os convites até 10 antes da festa. Se as crianças forem muito pequenas, entregue os convites directamente aos pais ou à professora.
Escolha um local adequado para acomodar todos os convidados. Se a sua casa for pequena, considere alugar um salão de festas ou uma casa de recepções.
Decore todo o recinto com balões, fitas, serpentinas e enfeites de muitas cores, de preferência de acordo com a temática escolhida.
Retire os tapetes, cadeiras e tudo o que, por um lado, possa atrapalhar as brincadeiras das crianças e, por outro, possa sujar-se o partir-se facilmente.

Os Comes e Bebes

Prepare tudo com antecedência - deverá estar tudo pronto no dia anterior à festa, para não ter surpresas desagradáveis.
Para a comida e bebidas prefira toalhas de mesa, guardanapos, pratos, copos e talheres descartáveis - poupa trabalho e são mais fáceis e menos perigosos de usar pelas crianças.
Não concentre os salgadinhos, acepipes e doces num só lugar, espalhe-os um pouco por todo o lado - deste modo evitará grandes aglomerados de pessoas num só lugar.
Determine o menu com alguma antecedência, escolhendo pratos adequados às crianças, pois é para elas a festa!
Evite alimentos muito condimentados e muito gordurosos (até porque, se as crianças sujarem alguma coisa com gordura, quem limpa é você!), assim como pratos muito elaborados que requeiram "habilidade" na hora de comer.
Acepipes - evite os fritos, sobretudo batatas fritas - as crianças podem gostar, mas é pouco saudável. Substitua-as por pipocas, doces ou salgadas e por tirinhas de banana desidratada ou outros frutos secos.
Sanduíches & Cia. - as sanduíches, pães de leite e biscoitos são uma escolha acertada, já que são fáceis de preparar e são do agrado de todos. Não se esqueça de preparar metade das sanduíches sem manteiga, pois há crianças com restrições alimentares à gordura e outras que simplesmente não apreciam manteiga.
Doces e bolos - a escolha do bolo de aniversário é fundamental, e um bolo ao gosto da criança, sobretudo se tiver a ver com a temática da festa, ficará na sua memória por muito tempo! Não prepare demasiados doces, nem doces demasiado elaborados ou só à base de ovos. Gelatinas, Saladas de Frutas e Mousses são mais saudáveis, do agrado de todos e muito fáceis de fazer.
Bebidas - evite os refrigerantes e colas, prefira sumos de fruta, águas, leites com chocolate, batidos, etc.

As Brincadeiras

Compre ou faça chapéus coloridos em forma de cone, coroas, narizes de palhaço ou quaisquer outros adereços que as crianças possam usar, de acordo com a temática da festa;
Prepare pequenos presentes para as crianças, compostos por saquinhos com brinquedinhos, doces e rebuçados, que devem ser entregues para os convidados logo após os parabéns. O número de saquinhos a preparar deve ser superior ao número de convidados, pois pode haver imprevistos e não há nada mais triste do que uma criança sem presente!
De acordo com a sua disposição e orçamento, poderá contratar um serviço de animação de festas ou vestir-se de acordo com a temática e fazer a animação. Pense em algo divertido para animar a festa. Existem muitas brincadeiras que não envolvem gastos financeiros.

Sugestões de Brincadeiras

Telefone sem Fio
Uma brincadeira muito simples e para todas as idades, consiste em formar uma roda com os participantes. Um escolhe uma frase e diz ao ouvido da pessoa que está ao seu lado na roda, muito baixinho e sem repetir (sem deixar o restante do grupo ouvir). Este vai fazendo o mesmo à pessoa seguinte, até que se chega à última pessoa antes do participante que começou a frase. Ao passar por todos os participantes será super divertido ver a modificação que a frase levou, já que os participantes não podem repetir a frase, devendo repetir o que entenderam, mesmo que não faça sentido.

Mar e Terra
Esta brincadeira é muito simples, e serve para todas as idades. Uma pessoa (que pode ir rodando) é o orador. Os participantes devem formar uma fila, à frente da qual está o orador, a olhar para ela. O orador deve dizer aleatoriamente "MAR" E "TERRA". Quando o orador diz MAR os participantes ficam em pé, quando ele diz TERRA, os participante põe-se imediatamente de cócoras. O orador deve repetir rapida e aleatoriamente estas palavras e quem errar (levantar quando era para ficar acocorado) perde e sai da fila. O jogo recomeça até ficar apenas o vencedor. Pode ser usada uma variante, "CHUVA" e "SOL" e, neste caso, existir uma corda no chão para a direita da qual os participantes saltam quando o orador grita "SOL" e para a esquerda da qual os participantes saltam quando o orador grita "CHUVA".

Elefante das Mil Cores
Uma brincadeira muito simples: alguém começa dizendo a frase: "Elefante das mil cores", e o restante do grupo responde: "De que cor???", então o primeiro diz uma cor, e todos devem agarrar um objecto que possua a cor mencionada. O primeiro a consegui-lo é o próximo a dizer a cor.

O jogo do alfabeto
Esta brincadeira é para crianças mais velhas, sendo muito didáctica. O jogo é tão mais interessante e duradouro quantas mais crianças houver. Faz-se uma roda com todas as crianças e a criança que começa diz: "a caravela foi ao mar e o pescador mandou dizer uma palavra começada pela letra A". A criança seguinte diz uma palavra começada por essa letra, seguida por outra que esteja ao seu lado, que deverá dizer outra palavra começada pela mesma letra, mas que não pode ser o plural, masculino ou feminino da anterior. Não vale dizer verbos (só substantivos) e não se pode repetir palavras. Perde quem primeiro errar, não souber mais nenhuma palavra ou repetir uma palavra. O jogo continua com a letra seguinte do alfabeto.

Nenhum comentário: