A etapa mais aguardada de um projeto é sempre a decoração. É o momento de ver a transformação se completar e a casa começar a tomar ares de lar doce lar. Mas junto com esta empolgação natural costumam surgir muitas dúvidas e incertezas. Para garantir o sucesso nesta fase planejamento é tudo.
Para a concepção de um bom planejamento é preciso ter claro os desejos, as necessidades, gostos, hábitos e perspectivas dos futuros moradores. Definir o perfil dos ocupantes é importante para estabelecer o tipo e a distribuição da mobília, para a criação ou não de novos espaços de convivência e também para se saber o grau de conforto desejado.
Se você pretende tomar para si esta tarefa ou se for contratar um profissional, o importante para estabelecer um caminho é compor um briefing. Ou seja, criar um guia. Para isso é preciso questionar-se. Isso mesmo. Faça perguntas, muitas perguntas. Ao encontrar as respostas você terá as informações essenciais para estabelecer as diretrizes a serem seguidas. Confira algumas sugestões de perguntas que podem ajudar a clarear as ideias na hora de compor seu projeto.
- - Quem são os moradores? Solteiro ou casal? Filhos?
- - O imóvel é uma moradia provisóra ou definitiva? Quanto tempo pretende viver nele?
- - Alergias?
- - Quais as cores que mais agradam e qual efeito cada tom causa em seu espírito?
- - Que tipo de clima pretende criar em cada ambiente da casa?
- - Possui coisas que quer manter ou pretende comprar tudo novo?
- - Com que estilo se identifica? Do que não gosta? (móveis, adornos. etc.)
- - Tem animais de estimação ou pretende ter?
- - Empregada? Costuma comer em casa? Gosta de cozinhar?
- - Trabalha em casa? Em que horários?
- - Recebe visitas? Em que lugar gosta de recebê-las? Tem hóspedes eventuais?
- - Algum hobby? Coleções? Manias, aversões?
- - Qual a frequência de uso de cada ambiente? Em quais situações? Quem usará?
- - Prefere ambientes com muitos elementos ou mais clean?
- - Existe perspectiva de aumento da família? Casamento? Filhos?
Por maior que seja a ansiedade não deixe de investir em muitas conversas, observações e visitas as lojas. Isso ajudará a evitar a falta de coerência entre o que se quer e o que de fato se necessita, a conciliar o espaço com a verba disponível e se estiver contando com ajuda profissional, irá auxiliá-lo na realização de um trabalho bem sucedido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário