Paremos de criticar uns aos outros. ... Vocês [não devem fazer] nada que leve seu irmão a tropeçar...
Romanos 14:13
Na relação de uns com os outros na comunidade cristã, promovemos a edificação, mas podemos também demolir ou abalar a estrutura espiritual de um irmão.
Uma maneira é julgar. Certamente, não podemos deixar de emitir julgamentos sobre as pessoas. Como podemos exercer a mútua disciplina de “admoestar-nos uns aos outros”, se não julgamos?
O que se quer dizer aqui não é o ato cristão de julgar, mas a atitude julgadora que destrói, que se deleita em magoar o irmão. Devemos antes ser compreensivos e caridosos, procurando levantar o irmãos mais fraco, corrigindo, se necessário, mas nunca criticando maldosa e levianamente.
Além disso, não devemos julgar questões que nada tenham a ver com a moralidade. Paulo fala aqui sobre comer carne impura, que não é, em si, um ato imoral. Assim, nós também costumamos julgar as pessoas por suas tradições e costumes religiosos, que são obras humanas, ou por estilos de vida, que não são certos nem errados. O respeito e a caridade devem restringir nossas avaliações.
Há ainda uma outra maneira de demolir a vida de um irmão. É pelo mau exemplo. Nossa conduta pode ser uma pedra de tropeço para outrem e causar sua queda.
Ore
Pai, livra-nos do farisaísmo e orgulho que ofendem as pessoas. Ajuda-nos a praticar o amor cristão para com todos e dar o testemunho de vidas exemplares. Oramos em nome de Jesus.
Amém.
Pense
O respeito e a caridade devem restringir nossas avaliações.
cadadia.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário