Ninguém pode entrar no reino de Deus se não nascer da água e do Espírito.
João 3:5
Alguns dos utensílios batismais da Igreja Primitiva foram claramente desenhados para lembrar um útero, e a água que eles conduziam era artisticamente retratada de forma a levar os fiéis a pensar nas águas do nascimento. A associação que se fez entre batismo e nascimento deriva desta conversa entre Jesus e Nicodemos, na qual a água faz referência a uma realidade externa (batismo) e o Espírito se refere a uma realidade interna, ambas já mencionadas anteriormente no evangelho de João (cf. João 1.33 e Mateus 3.11).
De fato, todos nascemos em meio a fluidos líquidos. Mas tornar-se um discípulo de Jesus significa nascer uma segunda vez, de maneira diferente e para uma nova vida. Esse novo nascimento é ilustrado pela água empregada no batismo, e nos ajuda a lembrar da necessidade de que temos de nascer para uma nova vida mediante a dádiva do Espírito Santo que nos é oferecida por Jesus.
Após uma cirurgia bem-sucedida, algumas pessoas costumam dizer: “Sinto-me como se tivesse nascido outra vez!”. Mas seguir a Jesus é ainda melhor do que isso. É o começo de uma vida totalmente nova, que nem mesmo a morte pode interromper – uma vida repleta de vitalidade espiritual.
Ore
Senhor Deus, nós te agradecemos pela nova vida que Jesus Cristo nos oferece. Enche-nos com teu Espírito a cada dia, para vivermos
cada momento repletos de energia e vitalidade espiritual. Amém.
Pense
Tornar-se um discípulo de Jesus
significa nascer uma segunda vez.
cadadia.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário