sexta-feira, 3 de abril de 2009

Tapetes fazem mais do que vestir a casa

By poloservicos

living-room-rug

A harmonia entre os revestimentos e os acessórios escolhidos para compor os ambientes é de essencial importância para deixar a casa mais aconchegante e determinar o estilo e a personalidade de seu morador. Entre móveis, objetos, luminárias, tecidos e outros está a escolha do tapete imprimindo elegância e dando um toque a mais de conforto.

O uso de tapete como peça de destaque, por seu valor artístico, ou como item final da decoração oferece acolhimento, atrai o olhar e convida ao toque dos pés. Mas sua função não é só estética. Ele também auxilia na divisão de ambientes e na orientação da circulação.

A grande variedade de texturas, formatos e estilos, encontrados no mercado, democratizam o uso desta peça permitindo que ela se encaixe em qualquer tipo de decoração, da moderna a clássica. Mas para não errar na hora de construir ou finalizar a decoração dos espaços prestar atenção a alguns detalhes ajuda.

Antes de escolher o seu tapete preferido analise o tipo de piso que o receberá para que ele não esconda elementos como mosaicos ou uma paginação especial de tacos, por exemplo. Nestes casos o ideal é optar por tamanhos menores, sem padronagens rebuscadas e tons neutros. Os tapetes estampados, orientais ou lisos de boa linhagem vão melhor sobre pisos frios como granitos e mármores ou ainda sobre assoalhos de tábuas corridas.

Na sala de jantar o tamanho deve, no mínimo, ultrapassar 80cm do tampo da mesa para que as cadeiras permaneçam sobre ele quando as pessoas se levantarem. E na sala de visitas ele deve ficar na linha do sofá delimitando o ambiente ou abaixo dele mais ou menos uns 10 ou 30cm. Os compostos com barramento lateral devem ser colocados de modo que um dos lados fique aparente.

A manutenção dos tapetes não é difícil. Lavagens esporádicas são bem vindas, mas devem estar adequadas ao tipo e a condição de cada um. De tempos em tempos mude-o de posição e não o exponha a luz direta do sol, tire o pó com a vassoura ou aspirador de pó e a cada seis meses coloque para ventilar com o avesso virado para cima.

Escolha o seu levando em consideração seu gosto e estilo pessoal e, se possível, dê preferência para os compostos de resíduos de garrafas pet acrescentando, assim, um item ou mais um item sustentável a sua decoração.

Nenhum comentário: