“Não beberei deste fruto da videira até aquele dia em que beberei o vinho novo com vocês no reino de meu Pai”.
Mateus 26:29
Ao celebrar e instituir a Ceia entre seus discípulos, Jesus nos deixou algumas informações sobre o futuro que certamente despertam a nossa imaginação. Um dia, conforme nos disse o Mestre, estaremos novamente com ele e com todos os seus discípulos, no reino dos céus. Que expectativa!
Todas as vezes que celebramos a Ceia, portanto, estamos olhando não apenas para o passado – a cruz, mas também para o futuro, como Jesus nos ensinou. Quando partimos o pão e tomamos o cálice, exercitamos nossa esperança e antecipamos o dia descrito, no livro do Apocalipse, como “o banquete do casamento do Cordeiro” (Ap. 19.9).
Algumas associações importantes surgem à mente quando imaginamos esse banquete incomparável. Dentre elas, uma das mais claras é a idéia de comunhão. Afinal, como nos disse Jesus, “muitos virão do Oriente e do Ocidente e tomarão lugares à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos céus” (Mateus 8.1). A mesa posta terá muitos lugares, e será um símbolo de entrelaçamento entre pessoas dos mais diversos povos, raças e épocas. Por isso, devemos celebrar a Ceia com o coração cheio de esperança, mas também com o desejo sincero de viver em harmonia e comunhão com os nossos irmãos.
Ore
Senhor, ajuda-nos a celebrar a Ceia com olhos postos na cruz que Cristo sofreu no passado; no banquete que ele prometeu para o futuro, e com esperança e harmonia entre os irmãos, no presente. Em nome de Jesus. Amém.
Pense
A celebração da Ceia nos faz olhar o passado - a morte de Cristo, e o futuro - Ele voltará outra vez.
cadadia.com