Lucas
24:13-32
Dois homens caminhavam de Jerusalém para uma vila próxima. Eles discutiam a crucificação de Jesus, revivendo os eventos dos últimos dias, mas não conseguiam compreendê-los. Eles esperavam Jesus fosse “trazer a redenção a Israel”. Mas, na sexta-feira, Jesus morreu. Suas esperanças foram estilhaçadas.
De repente, o Senhor ressurreto foi caminhar com eles. Mas não foi reconhecido. Como bom conselheiro, Jesus permitiu que eles falassem; se existe alguém capaz de ouvir, esse alguém é Jesus. Ele acode aqueles que já perderam a esperança.
Então, Jesus falou. Explicou como os eventos dos últimos dias haviam cumprido as Escrituras. Mostrou que a Lei e os Profetas previram que o Cristo sofreria, morreria, seria enterrado, e então no terceiro dia ressuscitaria. Ao aproximarem-se da vila, os viajantes persuadiram Jesus a entrar e ficar com eles, pois o dia logo acabaria.
Porque Jesus está vivo, ele se une a nós em nossa jornada também. Ele passa tempo conosco quando a escuridão é profunda. E promete ficar conosco até o fim da jornada.
Henry Francis Lyte escreveu o hino “Comigo estás”, baseado no convite que os dois viajantes fizeram para que Jesus ficasse. Esta é a nossa oração, hoje.
Ore
“Comigo estás, ó Deus, a noite vem. As trevas crescem, e o temor também. Socorro tenho e vera proteção, porque em mim fizeste habitação”. Amém.
Pense
Quando a noite vem ou quando todos se vão, Jesus fica conosco.