Pois é nesses dias que nos acompanham todos os meses do ano,
ajo meio que na base do grito, do choro, e aí vai... então o melhor a fazer para o bem da nação, diga-se de passagem marido e filhos, coitadinhos... é esperar a dita cuja passar e pedir muita paciência a Deus... dias complicados, viu?
Seus nervos estão à flor da pele. Você está mais ansiosa do que o normal, além de chorar por qualquer coisa. Aposto que já sabe o que está acontecendo? É isso mesmo, provavelmente você está no seu período pré-menstrual e os primeiros sintomas da famosa Tensão Pré-Menstrual (TPM), começam a aparecer. Mas afinal de contas o que é a tensão pré-menstrual? É uma disfunção hormonal que antecede a menstruação e, por causa desse desarranjo, há um desequilíbrio no comportamento da mulher. “Os sintomas como irritabilidade, ansiedade, entre outros, podem variar de intensidade de um mês para o outro, de acordo com o estado emocional de cada mulher”, explica Ângela Alcântara Benini, psicóloga clínica, psicoterapeuta e psico-oncóloga.
Com o passar dos anos os sintomas da TPM ficam mais intensos, principalmente entre os 45 e 50 anos, quando as mulheres estão próximas da menopausa, período em que o organismo encerra a menstruação, pois os ovários param de funcionar. Mas existem diversas teorias que tentam explicar as várias causas da TPM. Uma delas revela que é por causa das alterações nos níveis de serotonina, substância responsável por nosso humor e apetite.
Sérgio dos Passos Ramos, médico especialista em Ginecologia e Obstetrícia, comenta que a TPM também é chamada pelos profissionais de medicina de Síndrome Disfórica Pré-menstrual, e atinge aproximadamente 35% das mulheres. “Esse período pode começar de 10 a 15 dias antes da menstruação.”
Saiba se você tem TPM
Mara Solange Carvalho Diegoli, coordenadora do Centro de Apoio à Mulher com Tensão Pré-Menstrual do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, explica que é muito simples descobrir se você sofre de tensão pré-menstrual. Basta anotar, todos os dias em um calendário, tudo o que você está sentindo durante o dia. É importante que isso seja feito por dois meses seguidos, anotando inclusive os dias de menstruação. Não esqueça de ressaltar os sintomas que mais incomodam como irritabilidade, depressão, ansiedade etc
Em seguida basta analisar as informações e verificar se os sintomas que apareceram antes da menstruação desapareceram quando ela chegou. Se a constatação for esta, você sofre mesmo de TPM. Fique atenta e não deixe que essa tensão interfira no seu desempenho profissional, familiar e social. Se isso acontecer é sinal de que você precisa de cuidados, nesses casos só um especialista poderá ajudar.
Características e sintomas da TPM
- Depressão;
- Vontade de chorar;
- Fome em excesso ou falta de apetite;
- Falta de sono;
- Inchaço;
- Agressividade;
- Ansiedade;
- Dor de cabeça;
- Acne.
Como aliviar a TPM
- Realize atividades que proporcionem bem-estar como passear no parque;
- Faça uma atividade física. Pode ser uma caminhada ao ar livre, andar de bicicleta, nadar, ou jogar tênis. Isso ajuda a reduzir a tensão e melhorar a auto-estima;
- Evite agendar compromissos importantes para os dias que antecedem a sua menstruação;
- Procure se arrumar, mesmo que você não vá sair de casa, isso também ajuda a elevar a sua auto-estima;
- Afaste os pensamentos negativos, seja otimista e mentalize coisas boas.
- Procure fazer uma alimentação balanceada com verduras, frutas e legumes;
- Prefira alimentos diuréticos que ajudam na eliminação de água, como: agrião, morangos, melancia etc.
- Diminua o sal, ele ajuda a desencadear os inchaços, pois contribui na retenção de líquidos.
Especialistas consultados:
- Sérgio dos Passos Ramos – www.gineco.com.br - (12) 3921-0404
- Angela Alcântara Benini – (11) 3666-3626
- Mara Solange Carvalho Diegoli – (11) 3083-3343