João
20:24-31
Nunca me esquecerei de um homem, em uma das minhas congregações, que tinha dificuldade em acreditar em Deus por causa de todo o sofrimento no mundo. Essa dúvida não é exclusividade dele. Muitos de nós têm dificuldade de lidar com um questionamento importuno: foi tudo verdade?
Há algum tempo, falei com um homem que há anos orava por seu filho alcoólatra, sem nunca ver mudança na vida dele. Aquele pai disse: “Estou num deserto espiritual. Onde está Deus?”.
Tomé também lidou com dúvida e descrença. Até hoje, ele é conhecido como o discípulo que duvidou. Foi necessário que Cristo aparecesse especialmente para ele para que sua fé fosse restaurada. Quando Tomé finalmente acreditou, Jesus lhe disse: “Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram”.
Somos assim? Se lutamos com dúvidas, devemos lembrar como João termina esta passagem: “Estes [milagres] foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome” (João 20:30-31).
Eis um conselho para aqueles que nunca conheceram o Cristo ressurreto e ainda buscam uma fé fortalecida: ler a Bíblia; ela nos fala tudo o que precisamos para crer.
Ore
Jesus, sou grato porque levaste Tomé à fé. Que, mesmo sem tocar tuas feridas, minha confissão seja a mesma que a dele:
“Senhor meu e Deus meu!” Em teu nome, eu oro. Amém.
Pense
“Felizes os que não viram e creram”.