Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês.
Lucas 22:20
O casamento é uma das melhores idéias para ilustrar o rico significado da palavra “aliança”, um termo que tem sido pouco usado em nossos dias. Embora seja um contrato regulamento por lei, o casamento é muito mais do que um simples acordo jurídico – é um relacionamento de amor, entrega, compromisso, fidelidade e confiança.
A Bíblia usa a idéia de aliança para descrever nosso relacionamento com Deus. Ele mesmo promete: “Eu serei o teu Deus”, enquanto a igreja responde: “Nós seremos o teu povo”. Essas promessas tão importantes são lembradas e confirmadas pelos cristãos todas as vezes que eles comem o pão e bebem o cálice da Ceia do Senhor.
Para aqueles que são novos na fé cristã, a celebração da Ceia pode trazer alguma confusão. Afinal, por trás do simples ato de comer do pão e beber do vinho, há um rico significado afirmado de maneira simbólica e poética. Quando lembramos que Jesus disse: “Este cálice [que bebemos] é a nova aliança no meu sangue”, estamos rememorando a dádiva de sua própria vida a fim de construir, conosco, um profundo vínculo de compromisso e amor.
É por isso que, embora solene, a Ceia deve ser sempre um momento de grande alegria. Jesus se entregou por amor a nós!
Ore
Nós te louvamos, Senhor da Aliança, porque é fiel em todas as tuas promessas. Ajuda-nos a viver como filhos fiéis, desfrutando a alegria e o acolhimento desse vínculo de amor e de vida.
Amém.
Pense
Na Santa Ceia lembramos que Deus quis construir,
conosco, um profundo vínculo de compromisso e amor.
cadadia.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário